Distrito Federal

não acabou

Em 24 horas, DF registra quase 1,5 mil novos casos de Covid-19

A taxa de contágio está alta, um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 177

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Nesta sexta-feira (2) postos de vacinação funcionam até às 14 horas - Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal aponta que até às 17 horas desta quinta-feira (1º) foram notificados 1.496 novos casos de Covid-19 em relação ao dia 29 de novembro, quando foram notificados 2.066 casos.  Não foi registrado nenhum óbito nas últimas 24 horas.

As maiores incidências de casos confirmados de Covid-19 foram registradas nas Regiões Administrativas Lago Sul, Sobradinho, Plano Piloto e Sudoeste/Octogonal.

A Secretaria de Saúde informou ainda que a taxa de transmissão do vírus caiu de 1,80, registrado na terça-feira (29), para 1,77. Entretanto, apesar da queda, como segue maior que 1, a taxa ainda indica aumento de contágio e é motivo de preocupação. O valor atual deste índice representa que cada 100 pessoas infectadas com o vírus podem transmitir a doenças para outras 180, de acordo com apontamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No ano de 2022, ocorreram 600 óbitos até o momento. Destes, 454 (75,7%) ocorreram em pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Assim, a análise da taxa de mortalidade reforça o efeito protetor da vacinação.

Consideram-se vacinados os indivíduos que receberam o esquema básico adequado para seu grupo e a dose de reforço mais recente disponível com um intervalo de 4 meses entre as doses de reforço. 

Vacinação

Segundo o Vacinômetro da Secretaria de Saúde do DF, atualizado na última terça-feira (29), mais de 7,1 milhões de doses foram aplicadas durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital. Das doses aplicadas, mais de 2,5 milhões são referentes à primeira dose, mais de 2,4 milhões à segunda dose e 61 mil são de dose única. 

Com esses números, a cobertura vacinal registra a marca de que 89,44% dos indivíduos tomaram a primeira dose da vacina ou a dose única e 84,45% tomou a segunda dose ou a dose única. Esses percentuais levam em consideração apenas a população apta a ser vacinada, com 3 ou mais anos, que é de 2.925.343 cidadãos no Distrito Federal.

Em relação ao reforço vacinal, quase 1 milhão e 500 mil habitantes tomaram a primeira dose. E quando se olha quantos indivíduos que tomaram o segundo reforço esse número cai mais da metade e atinge a marca de 612 mil doses aplicadas. Já o terceiro reforço teve a baixa contagem de 528 aplicações.

Os pontos de vacinação estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde. A lista específica os locais de vacinação disponíveis nos dias úteis, somando mais de 90 unidades básicas de saúde, separando pela dose de interesse. Na sexta-feira (02), o atendimento será até às 14h, devido ao jogo da seleção brasileira marcado para às 16h.

A vacinação itinerante também acontece todo fim de semana com o projeto "Carro da Vacina", que leva a vacinação para comunidades rurais ou vulneráveis.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino