Distrito Federal

Novos secretários

Conheça a equipe de Ibaneis Rocha para o segundo mandato à frente do DF

Governador reeleito confirmou mais nomes do primeiro escalão e fusão de pastas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Governador reeleito do DF vem anunciando a nova composição para o comando do DF no segundo mandato - Reprodução/TV Globo

O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) prossegue na montagem de sua equipe para o segundo mandato. Os últimos anúncios ocorreram ainda na semana passada, com a indicação de quatro novos secretários, incluindo também a fusão de duas pastas. 

A lista inclui, por exemplo, os nomes de dois deputados distritais que não se reelegeram: Rodrigo Delmasso (Republicanos), que assumirá a pastas de Família e Juventude, que serão unificadas; e Agaciel Maia (PL), que será titular da Secretaria Relações Institucionais. O deputado federal reeleito Júlio César Ribeiro (Republicanos) assumirá a Secretaria de Esporte e Lazer. Por causa disso, Paulo Fernando (Republicanos) deve assumir a vaga de Ribeiro na Câmara dos Deputados, já que é o primeiro suplente do partido. 

Outra fusão ocorrerá entre as secretarias do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico, que serão uma só. À frente do órgão, foi confirmado o atual secretário do Trabalho, Thales Mendes. Na Secretaria da Mulher, assume a atual secretária de esporte Giselle Ferreira. Na Secretaria de Turismo, o ex-deputado distrital Cristiano Araújo (MDB) também já foi confirmado. Na Ciência e Tecnologia, Ibaneis Rocha anunciou o advogado Gustavo Carvalho Amaral. 

Nomes do primeiro mandato de Ibaneis segue em seus postos, como Gustavo Rocha (Casa Civil), Ney Ferraz (Planejamento, Orçamento e Administração), José Humberto Pires (Governo) e Hélvia Paranaguá (Educação). Na pasta da Saúde, a secretária Lucilene Florêncio, que assumiu o cargo esse ano, continua no próximo mandato. Na Secretaria de Justiça, Marcela Passamani volta ao posto depois de ter se licenciado para tentar uma vaga no Legislativo, sem sucesso. 

O ex-vice-governador Paco Britto será secretário de uma nova pasta a ser criada, a Secretaria de Relações Internacionais. Na Habitação, o titular será Mateus Rodrigues. Na Comunicação, permanece o atual secretário Wellington Moraes. Os nomes para outras secretarias do GDF, incluindo pastas importantes, como Segurança Pública e Transporte e Mobilidade, ainda não foram anunciados em definitivo para o segundo mandato.

Lista dos secretários confirmados para o segundo mandato de Ibaneis Rocha (MDB): 

Casa Civil: Gustavo Rocha
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração: Ney Ferraz
Secretaria de Governo: José Humberto Pires
Secretaria de Comunicação: Wellington Moraes
Secretaria de Relações Institucionais: Agaciel Maia
Secretaria de Saúde: Lucilene Florêncio de Queiroz
Secretaria de Educação: Hélvia Paranaguá
Secretaria de Cultura: Bartolomeu Rodrigues
Secretaria de Habitação: Mateus Rodrigues
Secretaria de Esporte e Lazer: Júlio César
Secretaria de Turismo: Cristiano Araújo
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico: Thales Mendes
Secretaria de Ciência e Tecnologia: Gustavo Carvalho Amaral
Secretaria de Família e Juventude: Rodrigo Delmasso
Secretaria da Mulher: Giselle Ferreira
Secretaria de Justiça e Cidadania: Marcela Passamani 
Secretaria de Relações Internacionais (a ser criada): Paco Britto 

Outros cargos

O deputado distrital Cláudio Abrantes (PSD), que não se reelegeu, será o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).o também ex-deputado e ex-governador Rogério Rosso (PP) foi confirmado para um dos cargos da diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), tendo seu nome aprovado pela Câmara Legislativa do DF também na semana passada. No ano que vem, o DF terá 35 Regiões Administrativas, cada uma delas comandada por administrador regional também nomeado pelo governador. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino