Distrito Federal

Gestão Pública

Parlamentares progressistas comentam Diplomação no DF

Cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (19); Ibaneis Rocha não participou e foi diplomado por procuração

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Diplomação dos candidatos eleitos em 2022 no DF - Thamy Frisselli

Nesta segunda-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou a entrega dos diplomas aos candidatos eleitos em 2022. Foram diplomados 30 homens e sete mulheres, no total foram diplomados 24 deputados distritais, oito deputados federais, além da senadora Damares Alves e seus suplentes, a vice-governadora Celina Leão e do governador Ibaneis Rocha.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) testou positivo para a Covid-19 e foi representado pelo advogado Bruno Rangel por meio de uma procuração.

Em seu discurso, o presidente do TRF-DF, desembargador Roberval Casemiro Belinati, apresentou dados das Eleições no DF. Ele apontou que todos os candidatos e candidatas eleitos tiveram as contas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. "Ou seja, nenhum candidato eleito teve as contas reprovadas". Apenas três candidatos tiveram as contas aprovadas, integralmente, sem irregularidades. "Os demais tiveram as contas aprovadas com ressalvas, por terem apresentado alguma irregularidade na prestação de contas". Bia Kicis (PL) e Ibaneis Rocha (MDB) figuram nesta relação.

De acordo com o presidente do Tribunal, as candidaturas do DF receberam recursos públicos e privados para a campanha eleitoral na ordem de R$ 173, 731 milhões. Partidos receberam R$ 39 milhões. Belinati também destacou que o índice de abstenção nas eleições do DF foi o menor do país, com 17,61%.

"Esperamos que trabalhem muito em favor da vida, da prosperidade da nação, da saúde, da educação, do emprego, da economia,  e , sobretudo, em favor da diminuição das desigualdades sociais e da melhor qualidade de vida de nosso povo", disse o presidente ao final do discurso. Em rara aparição pública desde o fim do processo eleitoral, Michele Bolsonaro compareceu ao evento e foi cumprimentada por Belinati.

Mais votado do DF

"O deputado distrital com a maior votação já registrada em todos os processos eleitorais é um lgbt assumido, isso é histórico, é motivo de orgulho pra mim e para centenas de milhares de pessoas do DF, é a demonstração de que a democracia não morreu. É só com ampla democracia que conseguiremos eleger cada vez mais mais mulheres, lgbts, negros, negras, indígenas e teremos representantes mais parecidos com a cara dos trabalhadores e trabalhadoras", destacou Fábio Félix (PSol) deputado distrital mais votado do DF. "Essa solenidade pública atesta o fracasso de quem trabalhou para sabotar o processo eleitoral brasileiro", emendou.

Bia Kicis e Damares Alves também discursaram na cerimônia de diplomação.

"Tenho certeza que esse será um governo para todos", destacou a vice-governadora eleita, Celina Leão, que falou ainda que todas as ideologias serão respeitadas no mandato.

Confira o que disseram os parlamentares que irão formar a bancada progressista na Câmara Legislativa:


Fabio Felix ( PSOL) / Thamy Frisselli

Fábio Félix (PSol), o deputado mais bem votado da história do DF, reeleito com 51.792 votos, destacou a importância da diplomação. “Com tantos ataques à democracia, com o movimento golpista crescendo no Brasil, é fundamental o reconhecimento da legitimidade da eleição”.


Chico Vigilante ( PT) / Thamy Frisselli

Em seu quinto mandato na Casa, Chico Vigilante (PT) destacou “hoje significa que meu registro foi aceito e que recebi, de novo, a confiança da população no meu trabalho. Recebo o diploma com a promessa de trabalhar ainda mais, nos próximos quatro anos, pela população do DF, especialmente para a população mais pobre, que necessita de saúde de qualidade, transporte público, segurança e geração de emprego”.


Max Maciel (PSol) / Thamy Frisselli

Para Max Maxiel (PSol), nascido e criado na Ceilândia, a cerimônia é um reconhecimento da legitimidade do voto. “Me sinto muito honrado em receber essa missão de deputado eleito pela participação popular, democrática, dos movimentos sociais e da classe trabalhadora”.


Deyse Amarilio (PSB) / Thamy Frisselli

A enfermeira Deyse Amarilio (PSB) falou sobre o grande desafio que será trabalhar na CLDF. “É uma honra estar aqui hoje para certificar que fui eleita. Espero fazer muito pela saúde do DF".


Gabriel Magno (PT) / Thamy Frisselli

Em sua primeira eleição, Gabriel Magno (PT) diz que acredita na mudança, “estamos animados pois temos uma grande tarefa junto com o Lula ajudar a reconstruir o Brasil e o nosso DF, defendendo a democracia, fortalecendo os serviços públicos e fazer com que Brasília volte ser a capital da esperança, das oportunidades e do emprego”.


Ricardo Vale (PT) / Thamy Frisselli

Ricardo Vale (PT) falou sobre a preservação das instituições e da volta da democracia. "Momento extremamente importante para o País, onde a democracia foi tão atacada. A diplomação significa que a democracia está sendo respeitada”.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino