A youtuber bolsonarista Karol Eller, que ocupava um cargo de confiança na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) desde 2019, foi exonerada nesta segunda-feira (9), um dia depois de ter sido identificada entre os vândalos extremistas que depredaram os edifícios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
:: Após participar de ato golpista em Brasília, youtuber bolsonarista é demitida de cargo na EBC ::
A portaria com a demissão foi oficializada pela empresa pública e é assinada pelo diretor-geral Roni Baksys. O nome verdadeiro da youtuber é Flávia Caroline Andrade Eller.
Ativa militante bolsonarista, Eller postou fotos e fez transmissões ao vivo dos atos deste domingo, em sua página no Instagram, que tem 469 mil seguidores.
Os prints mostram imagens que ela fazia do momento dos atos de vandalismo, e ela própria se filme em uma live. Eller é amiga pessoal do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho 03, e Jair Renan, o filhoo 04, do presidente Jair Bolsonaro.
Karol Eller responde a seguidor no Instagram e confirma presença em atos de depredação e destruição do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal / Reprodução/Instagram
A amizade e a fidelidade dela aos Bolsonaro lhe rendeu um cargo de assessora na EBC, com salário que passa de R$ 10 mil, que ela ocupa desde novembro de 2019. Eller não pertence ao quadro de funcionários concursados e ocupava apenas um cargo de livre nomeação. De acordo com advogados consultados pela reportagem, a participação dela nos ataques, os piores da história da capital, ainda pode lhe render um processo administrativo disciplinar com justa causa para demissão, fazendo com que ela não tenha direito a acessar a conta do FGTS, entre outros benefícios. Caberá à direção da EBC abrir processo contra a agora ex-empregada, mesmo após a demissão.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino