Distrito Federal

Cultura Popular

Boi de Seu Teodoro: festejo tradicional no DF vai até o dia 20 de janeiro

Museu será lançado no último dia da Festa em devoção a São Sebastião

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Festas acontecem no Centro de Tradições Populares de Sobradinho, que existe desde a década de 60 - Foto: Webert da Cruz

Até 20 de janeiro acontece, gratuitamente, no Centro de Tradições Populares de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal, a tradicional Festa de São Sebastião. Popular, a festa acontece desde 1963 e é produzida pelo Instituto Rosa dos Ventos com o fomento da Secretaria de Cultura do DF, da Fundação Palmares e com a realização do Centro de Tradições Populares.

A abertura foi realizada na tarde desta terça-feira (10)  com a Ornamentação do Mastro de São Sebastião que tem origem no sincretismo dos ritos indígenas e católicos desde o período de colonização. 

Quando iniciou no Distrito Federal, a Festa de São Sebastião era produzida por Seu Teodoro, que é oriundo do Maranhão. Ele ficou conhecido no Distrito Federal pela cultura do Boi do Seu Teodoro. Atualmente, a família segue a tradição. Guará Freire, um dos filhos, explica que a ornamentação do mastro é feita com frutas para simbolizar e relembrar que não pode faltar alimentação na mesa dos mais pobres.

“É um mastro muito rico em frutas que fica erguido do dia 10 até o dia 20, dia em que se comemora o santo. No dia 20, faremos o derrubamento do mastro. Essa cerimônia acontece porque ele foi um mártir por lutar pelos mais pobres. Meu pai tinha uma satisfação muito grande de manter as tradições do Maranhão aqui no Distrito Federal”, diz Freire.

Ainda na cerimônia de abertura da festa aconteceu o levantamento do mastro e apresentações culturais com  Tambor de Crioula, do Bumba Meu Boi e do grupo Pé de Cerrado.

Entre os dias 11 a 19 de janeiro, sempre às 19h, o grupo se reunirá para realizar a Ladainha de São Sebastião. O último dia de programação, 20 de janeiro, será marcado pela procissão de São Sebastião, apresentações musicais do Bumba Maria Meu Boi, Larissa Umaytá, Bola Preta de Sobradinho e com os grupos da casa e pelo lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro.

“Quem for à festa vai poder rezar bastante para São Sebastião. Vai conhecer a tradição e participar do lançamento do Museu. Será uma vasta programação enriquecida da cultura popular para que estejamos unidos nesses dois momentos que é a festa de São Sebastião e o lançamento do Museu de Seu Teodoro”, conclui Guará.

Lançamento do Museu


Família mantem tradição mesmo após a morte de Seu Teodoro em 2012 / Foto: Webert da Cruz

Guará Freire diz que a criação do Museu do Boi do Seu Teodoro foi uma construção em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos para resgatar a memória do trabalho do Mestre Teodoro durante os 60 anos de atuação.

“Criamos um espaço de visitação para recepcionar as escolas públicas, como também os visitantes de modo geral. Será composto de fotografias e figurinos. O espaço conta a história desde o ano de 1963, que foi o início do Boi no DF, em Sobradinho. Fala do sotaque, dos instrumentos, da criação dos figurinos, de tudo que permeou a criação do Seu Teodoro na cidade”, conta.

O filho do Seu Teodoro conta ainda que se emociona ao ver no Museu os figurinos retratando a história do boi de zabumba que Seu Teodoro contava aos filhos quando eram crianças. “Uma felicidade muito grande de ter os personagens desde o começo da história. Eu nem era nascido neste início. Mas meu pai sempre nos contou a história dele. De tudo que ele viveu lá no Maranhão”.

O lançamento do Museu será no dia 20 de janeiro, no Centro de Tradições Populares de Sobradinho, a partir das 16h. 

A história da Família de Seu Teodoro

Foi em 1961, que o maranhense Teodoro Freire e a piauiense Maria Sena desembarcaram, em Brasília, com o Bumba-Meu-Boi de Zabumba para comemorar o 1º aniversário da nova capital do Brasil. Dois anos depois fundaram o Centro de Tradições Populares de Sobradinho, mantido vivo, desde então, por toda a família. Mestra Maria Sena e seus filhos, Guará Freire, Tamá Freire e Comunidade do Boi, deram continuidade ao legado, após a morte do mestre aos 91 anos em 2012.

Programação

11 a 19 de janeiro

19h - Ladainha de São Sebastião.

20 de janeiro

16h - Lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro;

17h - Procissão com Andor - São Sebastião;

18h - Derrubamento do Mastro de São Sebastião;

19h - Bumba Maria Meu Boi;

20h - Tambor de Crioula de Seu Teodoro;

21h - Larissa Umaytá;

22h - Boi de Seu Teodoro;

23h -  Bola Preta de Sobradinho.

00h - Encerramento.

Festa de São Sebastião e lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro

Local: Centro de Tradições Populares de Sobradinho - Quadra 15, Área Especial N° 02

Entrada gratuita

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino