Duo Sertânico e Banda se apresenta neste sábado, dia 21, no Feitiço das Artes da Asa Norte com participações especiais.
Formado por Pilar Acosta e Alessandro Borges, o dueto tem em seu repertório ritmos da América Latina, desde boleros, tangos, sambas e forrós. A banda que acompanha é formada pelos músicos Ytto Morais na bateria, Enos Marcelino no acordeon, Mestre Masson do pandeiro na percussão e Wesley Gonsalves no baixo.
O show “Nas Trincheiras da Alegria” conta ainda com participações especiais das cantoras Puta Romântica, Flávia Beleza, Clara Telles e o poeta José Sóter. O Show de inauguração da temporada 2023 do Duo Sertânico e também é uma homenagem ao legado de Gal Costa.
“Os setores da cultura, da ciência e da educação, de que fazemos parte, se mantiveram, aguerridamente, lutando, nos últimos anos, sem muita esperança de futuro. Agora, seguiremos a luta, que é nosso ethos, mas 'nas trincheiras da alegria', comemorando os novos ventos de democracia e alegria que sopram no país ", comenta Pilar Acosta.
Show Duo Sertânico em “Nas Trincheiras da Alegria”
21 de janeiro
Sábado às 20h
Couvert artístico
CLN 306, Bloco B, Asa Norte - Feitiço das Artes
Teatro de Bonecos
A Voar Teatro de Bonecos promove a Mostra de Repertório da Companhia até fevereiro no Espaço Cultural Galpãozinho no Gama, de graça.
A Mostra consiste na realização de 10 (dez) apresentações de espetáculos criados ao longo de 18 anos de trajetória do grupo. A proposta visa estimular a produção, a fruição e a difusão das obras artísticas da Cia, especialmente, a viabilização do acesso ao teatro de bonecos.
A programação é composta por cinco espetáculos presentes no repertório atual do grupo: Os meninos verdes de Cora Coralina, João e o pé de feijão, Tramoias para enganar a morte, Sonho de uma noite de verão e Adivinha Adivinhão.
A companhia Voar Teatro de Bonecos foi fundada em 2003 e tem como proposta a prática do teatro de bonecos, levando em conta a sua tradição milenar e a pesquisa de inovações na linguagem, na estética e na confecção de bonecos e também presta serviços de elaboração e execução de projetos e ações sócio-culturais no Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama.
Mostra de Repertório Voar Teatro de Bonecos
Até 05 de fevereiro (Evento gratuito)
Sábados e domingos às 17h
Setor Central, Gama - Espaço Cultural Galpãozinho
Autoral
Grupo Sutil Ato apresenta proposta autoral inédita de criação cênica em "Desmonte - Construção Exposta" no Complexo Cultural de Samambaia.
Em um palco aberto, convertido em sala de ensaios, três profissionais do teatro convidam o público presente a observar como se dá a criação de uma obra teatral. São eles: Jonathan Andrade, Maria Eugênia Félix e Rodrigo Lélis.
Nesta construção dramatúrgica, em tempo real, a importância de cada um se dilui em uma horizontalidade hierárquica de seus papéis e funções, e lança os criadores em todas as técnicas da linguagem cênica, construindo coletivamente cenografia, iluminação, figurino, dramaturgia, direção e atuação.
O roteiro aberto tem como base um mergulho no universo feminino de uma atriz, mulher cisgênero, negra, mãe e de periferia, e o diretor um artista gênero fluido, negro e de origem periférica que vem investigando as ancestralidades de seu corpo, redescobrindo sua identidade e expressão de gênero.
Espetáculo Desmonte - Construção Exposta
Até 29 de janeiro (Evento gratuito)
Sextas, sábados e domingos às 20h
Quadra 301, Conjunto 05, Lote 01, Samambaia Sul - Complexo Cultural de Samambaia
Historiografia
Em cartaz na Caixa Cultural Brasília a exposição "Mulheres que mudaram 200 anos", sobre o feminino no processo de independência do Brasil.
Produzida a partir de historiografia inédita de Mary del Priore e com direção curatorial de Marina Bortoluzzi, a exposição, construída por uma equipe composta integralmente por mulheres, conta com a participação de artistas visuais mulheres e obras de arte selecionadas por uma curadoria interseccional e transversal.
Essa exposição é mais do que uma iniciativa de resgate. É uma afirmação de existências que, pelo olhar da arte, convidam a pensar acerca dos processos sociais e dos atravessamentos que, muitas vezes, passam ao largo das narrativas formalmente documentadas.
Existências como as de Maria Leopoldina, Maria Felipa, Maria Quitéria e Nísia Floresta demonstram que, embora as mulheres tenham sido figuras decisivas para o desenvolvimento do Brasil como nação, ainda não recebem o devido reconhecimento. É ainda um reconhecimento da relevância da produção de artistas contemporâneas, que, em seus processos criativos e pesquisas, propõem diferentes olhares sobre ser mulher.
Exposição Mulheres que mudaram 200 anos
Até 11 de abril (Evento gratuito)
De terças a domingos, das 9h às 21h
SBS 4, Lotes 3/4, Asa Sul - Caixa Cultural Brasília
Segue em cartaz
Exposição Você tem medo de quê?
Até 21 de janeiro (Evento gratuito)
Segunda a sábado, das 10h às 20h
SGCV, Lote 22 - Shopping CasaPark (Hill House)
Espetáculo Ora Bolas! Cadê a luz?
Até 29 de janeiro
De quinta à sábado às 20h e domingos às 19h
Ingressos a partir de R$ 15,00
SCES Trecho 2, Lote 22, Asa Sul - Teatro do CCBB Brasília
Colônia de Férias Mapati
Até 03 de fevereiro
Informações: (61) 3347-3920
SHCGN 707, Bloco K, Asa Norte - Espaço Cultural Mapati
Exposição Brasilerô
Até 14 de fevereiro (Evento gratuito)
De terça a domingo, das 9h às 21h
SCES Trecho 2, Lote 22, Asa Sul - CCBB Brasília
Exposição Re-Fashion: SobreVivência TransFormadora
Até 16 de fevereiro (Evento gratuito)
De quarta a sábado, das 15h às 20h
QE 40 SMBS 01 LOTE 1A, LOJA 01, Guará II - A Pilastra
Exposição Aqui estou - corpo, paisagem e política no acervo do MuN
Até 02 de julho
De terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
Evento gratuito
Setor Cultural Sul - Museu Nacional da República (Mezanino)
Exposição O Jardim de Amilcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília
Até 31 de dezembro de 2024 (Evento gratuito)
De terça a domingo, das 9h às 21h
SCES Trecho 2, Lote 22, Asa Sul - CCBB Brasília
Domingueira Dançante do Espaço Casa
Evento contínuo
Domingos às 17h
Ingressos a partir de R$ 10,00
SGCV Sul, Lote 22, Guará - Casapark Shopping (Espaço Casa)
*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino