Distrito Federal

MEIO AMBIENTE

Brasília recebe Ato Global pelo Clima nesta sexta (03)

Promovida pelo movimento Jovens Pelo Clima, mobilização acontece em Ceilândia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Jovens no Ato pela Terra - Jovens pelo Clima

Organizado mundialmente pela entidade Fridays For Future (FFF), Brasília receberá o Ato Global pelo Clima nesta sexta-feira (03) a partir das 16 horas, na Praça do Cidadão em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. O ato é uma denúncia sobre o cenário ambiental alarmante do planeta, com foco no Brasil e na América Latina e é promovido pelo movimento Jovens Pelo Clima (JPC-BSB).

Com o tema “Sem Anistia para Ecocida” e “Amanhã é Muito Tarde”, a organização afirma que é necessário o protagonismo da sociedade civil na luta contra a crise climática principalmente daqueles que vivem e sofrem as consequências das enchentes, do desmatamento, do garimpo e outros. As expressões também foram adotadas para ressaltar a importância de mudanças estruturais e sistêmicas para enfrentar o colapso socioambiental que ocorre no planeta.

De acordo com Yadriel Borges, do movimento Jovens Pelo Clima, a escolha do Ato ser em Ceilândia se deu para regionalizar e horizontalizar o discurso.

“Escolhemos ser em Ceilândia porque a população mais vulnerável às mudanças climáticas é justamente aquela que vive nas periferias da cidade. Nos atos as pessoas da periferia tem que, geralmente, se deslocar para o Plano, então quisemos fazer uma inversão nesse papel. Quisemos regionalizar e horizontalizar o discurso”, explicou.

“Nossa ação é importante porque, mais do que nunca, estamos sentindo os impactos depois de 6 anos de presidentes que fizeram um enorme desmonte na questão socioambiental, sucateando órgãos públicos de controle. Nesse ato, esperamos atingir pessoas que historicamente sentem-se afastadas da pauta ambiental, seja pela falta de acesso à informação, seja por essas atividades concentrarem-se no centro”, explica Yadriel.

Na pauta dos manifestantes também se encontra o contexto atual de fome e insegurança alimentar que têm atingido os brasileiros. O movimento Jovens Pelo Clima (JPC) reforça que todas as pessoas estão convidadas a somarem no Ato e construir e ingressar no JPC, especialmente jovens de 14 a 25 anos.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino