Depois da realização das Conferências Livres de Saúde Pública do Distrito Federal, começaram nesta terça-feira (7) e vai até o dia 31 de março, as conferências regionais de saúde do Distrito Federal. No total, serão realizadas sete conferências regionais que tem como tema principal “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. Os encontros são preparatórios para a 11ª Conferência Distrital de Saúde (CDS) que será realizada nos dias 23 a 25 de maio.
As conferências devem subsidiar as discussões sobre as políticas de saúde da população do DF. Nesta semana serão realizados dois encontros. O primeiro acontece nesta terça-feira (7) em São Sebastião e atende as demandas da Região Leste, formada por Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueiral. Na sexta-feira (10) acontece a etapa da Região Sul, no horário entre 8h e 17h, no Galpão Cultural de Santa Maria. Os debates contemplam a região formada por Gama e Santa Maria.
O evento é presidido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o coordenado pelo Conselho de Saúde do DF. O objetivo é elaborar diretrizes do Plano Plurianual de Saúde do Distrito Federal para o período de 2024 a 2027. A fase preparatória também incluiu a realização das conferências livres, que foram promovidas pela sociedade civil até o dia 28 de fevereiro.
:: Em conferências livres, população debate e propõe políticas de saúde pública para o DF ::
No dia 15 de março, das 8h às 17h, acontece na Escola Técnica do Guará a terceira etapa regional da Conferência na região Centro-Sul, que abrange Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way, Candangolândia, Guará, SCIA, SIA e Cidade Estrutural. Já no dia 29 de março, no mesmo horário das anteriores, será realizada no Centro Universitário Estádio de Brasília, a etapa da Região Sudoeste que abrange: Taguatinga, Vicente Pires, Samambaia, Recanto das Emas, Arniqueiras, Águas Claras, Água Quente. Ainda no dia 29, também será realizada, a etapa da Região Norte: Sobradinho I, Sobradinho II, Fercal e Planaltina, Arapoanga. Em local a ser definido.
No dia 30 de março, será realizada a penúltima etapa na Região Oeste, que abrange Brazlândia, Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. Por último, acontece no dia 31 de março a conferência da região Central, que abrange Asa Sul, Asa Norte, Lago Norte, Lago Sul, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste, Octogonal, Vila Telebrasília e Vila Planalto. Os locais ainda não foram divulgados.
Debate Nacional
O relatório da Conferência Distrital de Saúde se juntará aos relatórios das conferências estaduais de saúde, promovidas pelos estados, para serem discutidos e consolidados durante a 17º Conferência Nacional de Saúde (CNS). A etapa nacional acontecerá entre 2 e 5 de junho em Brasília, o evento é organizado pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Conselho Nacional de Saúde.
O intuito das conferências de saúde é reunir gestores, trabalhadores e usuários para discutir o cenário de saúde local, definir prioridades e retomar políticas públicas em saúde que por vezes tenham sido negligenciadas. A CNS terá um total de 5.248 delegados, dentre eleitos pelas conferências dos estados, do DF. Pela conferência do DF serão eleitas 68 pessoas para participar do evento nacional.
Diversas temas estão presentes nas conferências de Saúde, uma delas é o debate pela valorização da enfermagem. Em Brasília foi realizada nos dias 24 e 25 de 1º Conferência Livre de Saúde da Enfermagem do DF, com o tema “Valorizar a enfermagem é defender o SUS, a vida e a democracia.” Os encaminhamentos desse evento serão levados para a Conferência Distrital e a Nacional de Saúde.
Com informações da Secretaria de Saúde do DF e do Conselho Nacional de Saúde.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva