Como parte das comemorações do Dia da Mulher, a Carreta da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) passará, ao longo do mês de março, por diferentes regiões do DF oferecendo serviços relacionados ao Direito de Família, além de orientação e acolhimento para mulheres em situação de violência.
No sábado (11), a unidade móvel estará em Vicente Pires, a partir das 9h, na sede da Administração Regional de Vicente Pires. Nesta terça e quarta, dias 8 e 9 de março, a carreta esteve na Rodoviária do Plano Piloto, com atendimentos das 8h às 16h.
Durante a ação, a Defensoria Pública presta atendimentos jurídicos relacionados à ações de guarda, divórcio e pensão alimentícia, entre outras questões do Direito de Família.
Segundo a defensora pública e coordenadora de Promoção de Defesa dos Direitos das Mulheres da DPDF, Antonia Carneiro, a Carreta também é uma oportunidade para se aproximar das mulheres vítimas de violência doméstica, que muitas vezes se sentem constrangidas e envergonhadas para procurar as instituições, como delegacias e a justiça.
“Esse é o momento de nos aproximarmos de pessoas que não conhecem ou não têm acesso aos serviços da Defensoria e da Justiça. Neste mês, estamos priorizando as mulheres, prestando orientação às vítimas de violência doméstica para encaminhá-las ao sistema judiciário”, acrescenta a assessora da Coordenação de Atendimento Itinerante da DPDF, Juliana Mendes.
Carreta Móvel da DPDF
A Carreta Móvel da DPDF é uma ferramenta de acesso à justiça, que surgiu com o objetivo de descentralizar o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica da Defensoria Pública e aproximar as pessoas em situação de vulnerabilidade social dos serviços ofertados pela defensoria. A unidade móvel conta com 15 guichês de atendimento e uma sala de mediação.
“O equipamento itinerante da Defensoria percorre diversas regiões do DF para cumprir sua missão de garantir direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade. No veículo, estão disponíveis todos os serviços básicos da Defensoria Pública do DF e outras especificidades de acordo com o estudo prévio das demandas de cada região”, explica a DPDF.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino