A partir da próxima segunda-feira (3) as unidades básicas de saúde (UBSs) de Sobradinho I e Sobradinho II passarão a funcionar até as 22 horas no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde (SES) desde o dia 27 de março, outras 12 UBSs também funcionam em horário estendido até as 22 horas, de segunda a sexta-feira.
Outra mudança é que algumas unidades também funcionarão aos sábados até às 12h. A partir do próximo sábado (1°) sete unidades básicas de saúde da região norte terão funcionamento das 7 às 12 horas. Segundo a SES no último final de semana 38 UBSs das diversas regiões do DF abriram para demanda espontânea e agendamento de consultas para os sábados.
De acordo com a SES a extensão da escala de funcionamento dos serviços é importante para garantir o cuidado aos pacientes que apresentam sintomas de viroses respiratórias, que estão em alta pelo período de sazonalidade. O DF passa por um aumento nos casos de doenças respiratórias, que atingem toda a população, mas, principalmente, crianças de até 2 anos de idade.
As UBSs são a porta de entrada para todos os serviços da rede pública de saúde e durante a sazonalidade. A SES orienta que é importante buscar a UBS de referência, onde será realizado o acolhimento e a triagem dos pacientes, bebês, crianças, adultos ou idosos, conforme o nível de gravidade.
Unidades que funcionarão aos sábados:
UBS 1 Cruzeiro Novo
UBS 2 Cruzeiro Velho
UBS 1 Asa Norte
UBS 2 Asa Norte
UBS 3 Asa Norte (Vila Planalto)
UBS 1 Lago Norte
UBS 1 Guará
UBS 2 Guará
UBS 3 Guará
UBS 1 Núcleo Bandeirante
UBS 1 Candangolândia
UBS 1 Estrutural
UBS 1 Riacho Fundo I
UBS 1 Riacho Fundo II
Unidades que funcionam até às 22 horas:
UBS 1 Asa Sul
UBS 5 Taguatinga
UBS 1 Águas Claras
UBS 1 Vicente Pires
UBS 2 Recanto das Emas
UBS 1 Santa Maria
UBS 3 Gama
UBS 1 Brazlândia
UBS 7 Ceilândia
UBS 3 Ceilândia
UBS 1 São Sebastião
UBS 1 Paranoá
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino