Todos os grupos prioritários poderão ser atendidos nos 130 pontos de imunização do Distrito Federal a partir desta segunda (10).
A campanha de vacinação, agora ampliada, será disponibilizada também para idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; professores das escolas públicas e privadas; trabalhadores da saúde; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; caminhoneiros; portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; e povos indígenas.
A expectativa da Secretaria de Saúde (SES) é receber 1.137.399 pessoas nas salas de vacina. A orientação para quem for receber a vacina é comparecer a um dos locais de vacinação com documento de identificação, cartão de vacina e, se for o caso, comprovante da situação clínica, doença crônica ou da profissão, com crachá, contracheque, entre outros documentos.
A vacina que será aplicada protege contra os vírus A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria, tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil). Após a imunização, em duas a três semanas passam a ser detectados anticorpos contra a doença. A duração varia de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo, fato que justifica a vacinação ocorrer anualmente.
Pessoas com febre, sintomas gripais ou contaminadas pela covid-19 devem aguardar a melhora no quadro de saúde e no caso de alergia a ovo, pode-se tomar a vacina quem apresenta urticária.
De acordo com a Secretaria de Saúde, das 933.502 doses aplicadas no Distrito Federal em 2022, 575.698 (61,7%) foram para os públicos prioritários e as demais foram aplicadas após a liberação para todos os públicos.
O índice de adesão da população foi abaixo do esperado: idosos com mais de 60 anos (73,3%), gestantes (47,5%), puérperas (48,2%), pessoas com comorbidade (37,7%), crianças (59,7%), professores (62,8%) e profissionais da saúde (52,8%).
A lista completa dos locais de vacinação pode ser conferida pelo site da Secretaria de Saúde.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino