Os desfiles das escolas de samba de Brasília, que estavam previstos para os dias 21 e 22 de abril, foram adiados após questionamentos de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) anunciou nesta quarta-feira, 12, o adiamento e confirmou que a mudança é motivada pelos questionamentos apresentados pelo TCDF.
O principal questionamento do TCDF é em relação ao repasse de R$ 7 milhões, que o governo do DF faria a duas entidades contratadas para ajudar na organização do carnaval. A contratação da União das Escolas de Samba de Brasília (Uniesbe) e do Instituto Candango de Política Social e Economia Criativa (ICPEC) ocorreu em março, por meio de edital. No questionamento, o TCDF apontou que a forma de contratação das entidades não encontra abrigo na legislação .
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que está encaminhando esforços para atender os questionamentos do TCDF, mas não deu prazos. Em nota disse apenas que uma nova data para o evento será divulgada quando houver decisão quanto ao pedido de liminar protocolado ao TCDF. A assessoria de comunicação do TCDF não respondeu os questionamentos sobre esse pedido de liminar.
O desfile de Carnaval estava previsto para acontecer no Eixo Cultural Ibero-Americano, a antiga Funarte, no Eixo Monumental. O evento faria parte das comemorações dos 63 anos de Brasília. Desde 2014 a Capital não tem desfiles de escolas de samba.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino