O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos do Distrito Federal (MTD-DF) inaugura, nesta sexta-feira (21), uma Cozinha Popular no Sol Nascente, Trecho 3. A inauguração acontece a partir das 12h e é aberta a todas as pessoas interessadas.
Segundo Susana Rodrigues, moradora do Sol Nascente e integrante da coordenação do MTD, a comunidade não tem apoio de políticas públicas em relação à alimentação. "O Sol Nascente, além de não estar dentro da Poligonal, não tem estrutura de segurança alimentar e o objetivo dessa cozinha é oferecer comida com qualidade para a comunidade", explica.
De acordo com o Mapa das Desigualdades, lançado no dia 14 pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com apoio da Oxfam Brasil, Sol Nascente é a segunda região administrativa (RA) do DF com mais pessoas em situação de insegurança alimentar, com 49,8%. Fercal (50,5%) é a RA com maior proporção de pessoas com fome, enquanto Itapoã, com 48,1%, ocupa a terceira posição. O documento foi produzido a partir da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (IBGE/2021).
A inauguração da Cozinha Popular no Sol Nascente é uma iniciativa popular para tentar combater a fome na região e garantir maior segurança alimentar para os moradores, oferecendo refeições saudáveis e com qualidade nutricional.
“As cozinhas populares são formas de enfrentar o problema da fome nas periferias, a partir da organização do próprio povo. As cozinhas também se tornam um espaço de encontro e de produção de cultura. Estimulam a solidariedade e a participação ativa. É o povo cuidando do povo”, explica o Movimento.
A Cozinha será inaugurada na SHSN, Chácara 84, Conjunto H, Lotes 8 e 9. Para participar é necessário preencher o formulário de confirmação de presença. Além disso, é possível a qualquer momento contribuir doando para a vaquinha permanente do projeto, através da chave pix [email protected] (Lyvian Cristina - Nubank).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino