Neste final de semana, nos dias 6 e 7 de maio, Brasília recebe a décima edição do Motim, uma feira colaborativa de arte impressa. Além de ser o maior encontro de artistas gráficos independentes do DF, a feira também recebe expositores de vários estados do país. O evento é gratuito e acontece na Galeria dos Estados, das 11h às 18h.
É a quarta participação de Dona Dora, artista plástica e arte educadora, como expositora no Motim. Segundo ela, a feira é uma oportunidade de trocas e de valorização da produção artística.
“A feira Motim é um evento importante para a cena cultural e artística, pois proporciona um espaço para que artistas independentes possam expor e comercializar seus trabalhos. Outra importância da feira Motim é que ela promove a cultura local, valorizando e divulgando a produção artística da região. Além disso, ao receber cada vez mais expositores de fora, o evento contribui para a ampliação da rede de contatos e para a difusão de novas influências e inspirações”, explica a artista.
Durante o evento, Dona Dora lançará o quadrinho "A Casa do Diabo - A mina a Lesma e o Caracol", pela Editora Pé de Cabra. Prints, adesivos, esculturas colecionáveis, pinturas originais, camisetas, zines e outras produções artísticas também serão expostas.
O Capirotinho, a Revista Pé-de-Cabra e os ilustradores do Estranha Dupla também estarão presentes. Confira mais detalhes na página do Motim.
:: "Culinária da Terra" acontece neste sábado (6) no Armazém do Campo DF ::
Reggae na Praça
Em celebração ao Dia Nacional do Reggae, comemorado em 11 de maio, está de volta o “Reggae na Praça”. O evento reúne uma line de artistas incríveis, como Jah Connection, Narco Beats, Reggae de Quintal, neste sábado (6), a partir das 15h, na Praça do Reggae em São Sebastião.
Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura
A Mostra Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura segue ocupando o Espaço Cultural Renato Russo com arte e saúde mental neste sábado (6). Às 15h acontece uma oficina com o Maluco Voador, projeto de música e saúde mental do CAPS 2 Paranoá. A partir das 18h, começa a roda de conversa “Saúde mental, cultura popular: arte e encantamento”.
A conversa será guiada pelos convidados Mãe Dora de Oya, Yalorisá do Ilê Axé T'ojú Laba, fisioterapeuta de formação, compositora e Mestre em Saberes Tradicionais pelo INCTI da Antropologia UnB; Martinha do Coco, cantora, compositora e Mestra Griô da cultura popular; e Rafael Energia, psicólogo analítico corporal, músico no grupo Porta do Mundo e educador popular.
:: Festival Taguá de Cinema abre votação popular para escolha de filme da Mostra Competitiva ::
Cantos Populares
“Vivências de roda: rua, terreiros e recôncavo baiano - brincando com o corpo e a voz” chega à Casa Kaluanã, no Mercado Sul em Taguatinga neste sábado (6), a partir das 10h30.
A vivência traz uma abertura de roda para compartilhar cantos e brincadeiras populares que atravessaram e atravessam a trajetória dos corpos presentes. A mediadora é Bruna Luiza, arte educadora, artista e brincante, que traz como fundamento da roda suas vivências com os mestres e mestras, cantos nas ruas, terreiros e recentemente no recôncavo baiano através da capoeira e do samba de roda.
“Des-construção da Memória”
O Sesc Ceilândia recebe, neste fim de semana, o “Des-construção da Memória”. Desenvolvido pela Cia Lumiato, o espetáculo traz uma abordagem do universo feminino, por meio da fotografia analógica e o teatro de sombras contemporâneo, e das determinações do processo de constituir-se enquanto mulher na atual sociedade.
“O objetivo é poder mostrar um pouco da atual pesquisa da companhia, que vincula artes visuais com teatro de sombras e da temática que traz a dramaturgia do novo espetáculo. Esta nova montagem, com inspiração bio dramática, se baseia na memória de quatro gerações de mulheres, histórias que escutei contadas pela minha avó, minha mãe, minhas tias enquanto olhávamos as fotografias familiares ou enquanto olhava como elas costuravam vestidos de noivas e roupinhas para minhas bonecas. Essas histórias trazem sempre uma carga emotiva e nos constituem em tanto mulheres, falam muito de um passado comum a todas e dos dispositivos que atualmente continuam nos atravessando”, explica a idealizadora e fundadora da Cia Lumiato Soledad Garcia.
O espetáculo acontece no Teatro Newton Rossi, Sesc Ceilândia, no sábado (6), a partir das 19h. A entrada é gratuita e as sessões contam com intérpretes de libras. E nos dias 3 e 4 de junho, às 19h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul.
Onírica: arte, tecnologia e interatividade
Termina neste domingo (7) a exposição “Onírica” que reúne arte computacional, paisagem sonora e performance em instalações que estimulam a interação e a criatividade dos visitantes do Museu Nacional da República. A entrada é gratuita e a visita pode ser feita das 9h às 18h30.
Criado pelo artista e pesquisador de arte e tecnologia Carlos Praude, Onírica é um programa computacional que cria imagens de paisagens através dos elementos básicos da natureza, terra, água, fogo e ar. O software apresenta, na mostra, imagens em realidade virtual e o público pode manipular cada uma delas usando controles.
"É uma máquina de geração de imagens com uma poética fundamentada nos poemas do Manoel de Barros. É uma realidade virtual, em que você pode submergir na água, ou entrar em um ambiente tomado pelo fogo, e isso permite possibilidades de criação para quem interage com o trabalho. E vai além do que se vive no museu, porque o programa Onírica tem acesso gratuito e qualquer pessoa pode baixar e usar", explica o artista. Para baixar o programa gratuitamente, acesse no site.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino