Distrito Federal

Circo-Teatro

'O Baile': espetáculo vai percorrer regiões do DF para falar de expectativas sociais

Serão sete apresentações em praças de São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Vila Telebrasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Entrada é gratuita e inicia neste sábado, dia 13 - Assessoria/ Trupe de Argonautas

A partir deste sábado (13), o coletivo artístico Trupe de Argonautas, que possui 18 anos de trajetória, apresenta o espetáculo de circo-teatro “O Baile”. As sete apresentações serão gratuitas em praças de São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Vila Telebrasília por todo o mês de maio. 

A história consiste em um grupo de adultos que, em uma cena, se dividem entre superar ou não expectativas sociais, enquanto cruzam por encontros efêmeros durante uma festa dominada pela sensação de vazio. Esses adultos, seus vazios, frustrações e silêncios são expostos por meio da interação com os espaços urbanos dialogando com a linguagem do circo, teatro e dança e os os personagens são uma crítica divertida e trágica sobre expectativas. 

"A maior expectativa sem dúvida é apresentar explorando os novos espaços urbanos e mostrar para o público que a relação arte e artista vai muito além do palco. Podemos e devemos ampliar a arte para diversos espaços públicos”, afirmou Nickolas Campos, produtor artístico e artista no espetáculo.

O processo criativo de criação e ensaio da apresentação surgiu primeiramente com equipamentos circenses e exploração corporal dos artistas sobre esses elementos, essas imagens suscitaram questões relacionadas a estética e superficialidade no mundo da moda e no cotidiano. 

“Nos debruçamos sobre o tema das máscaras sociais que cada pessoa usa nos diferentes locais e pessoas que convive, as superficialidades das relações humanas. É um espetáculo bem abrangente em sua temática e outros pequenos temas perpassam ao longo da trajetória da peça como relações hétero e homoafetivas, as expectativas de uma falsa felicidade da humanidade baseada em fatores que de fato não trazem conforto”, explica Sulian Princivali, artista no espetáculo e assessora de redes do projeto. 

Na apresentação, o elenco utiliza espaços públicos como praças centrais com aparelhos de atividades físicas, deixando-se contaminar por este ambiente urbano, e se modificando com ele. O espetáculo conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (FAC/DF). 

“O espetáculo dialoga de maneira muito fluida sobre expectativas sociais. Através dessas apresentações o público pode se enxergar no espetáculo e se divertir enquanto reflete sobre suas realidades. Também esperamos que o público possa se inspirar nas apresentações e se aproximar das linguagens artísticas que serão apresentadas”, conclui Sulian.

Confira a programação

13/05 - São Sebastião

Horários: 09h30 e às 16h30

Local: Academia comunitária ao lado da Administração Regional de São Sebastião

21/05 - Núcleo Bandeirante

Horários: 09h30 e às 16h30

Local: Praça Padre Roque em frente à Biblioteca Vó Philomena

25/05 e 28/05 - Vila Telebrasília

Local: Praça da Resistência

Horários: Dia 25 às 16h30; Dia 28 às 09h30 e às 16h30

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino