Distrito Federal

Música de graça

Complexo Cultural de Samambaia recebe 4ª edição do Festival Haynna e os Verdes

Evento é gratuito e acontece neste sábado e domingo, a partir das 16 horas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Banda Haynna e Os Verdes, Anna Moura, Martinha do Coco e Letícia Fialho estão entre as atrações - Foto: Thaís Mollon/Divulgação

Destacar as potências e riquezas da periferia. Esse é o objetivo da 4ª edição do Festival Haynna e os Verdes, de acordo com a produtora, idealizadora do festival e artista, Haynna.

O evento acontece neste sábado (13) e domingo (14), a partir das 16 horas no Complexo Cultural de Samambaia e contém uma vasta programação musical, entre estas, a presença do rapper Fillipe Costa, que trará em seu show a participação especial do paulista Zuruka, do grupo Rosana Bronks, que integra a banca do Racionais MC’s.

O Festival marca a volta da banda Haynna e Os Verdes aos palcos. Para Haynna a festa pretende criar imaginários e descentralizar a cultura para oportunizar acesso a todas as pessoas moradoras da capital. "As pessoas da periferia perdem quanto ao quesito lazer. Esse festival tem como objetivo dar destaque para a periferia, suas riquezas e potências", destaca ela.

A vencedora do programa "Brasília independente" e representante do Slam Brasil na Bélgica, Anna Moura, a mestra Martinha do Coco, que acabou de fazer turnê na Argentina, e Letícia Fialho, também se apresentam no Festival.

Para além do lazer, Haynna pontua que a troca entre os artistas do Distrito Federal que se apresentarão no palco do evento enriquece a trajetória artística dos mesmos, pois todos representam a cultura fora do centro.

"Ser artista independente requer resistência e resiliência. Ser artista independente periférico requer ainda mais coragem para seguir, devido aos altos custos da produção cultural. Esse festival resiste, pois já estamos nesta 4ª edição", completa Haynna. 

A edição de 2023 terá como palco a região administrativa de Samambaia, que segundo a produção, foi escolhida para subverter a lógica que os eventos só acontecem no centro da cidade.

"É importante que a população periférica valorize as produções locais e que pessoas das mais variadas regiões do DF e Entorno tenha a experiência de vivenciar a arte e a cultura em Samambaia e Ceilândia, onde serão realizadas as próximas edições do Festival", explica Haynna.

O rapper Fillipe Costa pontua a importância do Festival para a história do DF. "O evento reúne pessoas pretas, mulheres trans, pessoas com deficiência, que é o meu caso, LGBTQIA, uma diversidade ímpar. Democraticamente falando, a periferia poderá viver uma experiência especial sem ter que pegar ônibus e ficar uma hora para chegar no centro da cidade e curtir um show", aponta Fillipe.

Haynna destaca também que o festival trará uma programação diversa, com abertura para acessibilidade, inclusão, inovação e variedade de artistas participantes promovendo o protagonismo de mulheres, pessoas negras, periféricas e LGBTQIAP+ .

"Também temos como ideal projetar o trabalho dessas atrações em espaços de fala, refletir sobre um cenário mais equilibrado e representativo, desconstruindo preconceitos. Esperamos um público diverso, a comunidade local, artistas e pessoas de todas as faixas etárias". 

Lançamento


Rapper Fillipe Costa apresentará músicas do novo disco / Divulgação

Um dos shows mais aguardados do festival é o do rapper Fillipe Costa, que lançará seu novo trabalho "Destemido" e terá a participação especial do rapper e ativista social, Zuruka, que íntegra o grupo de rap Rosana Bronks, que faz parte da banca dos Racionais Mc's.

"Vou apresentar músicas do meu primeiro cd "Conflitos" com algumas novidades. Uma delas é a participação do rapper Zuruka,  juntamente com uma das referências nacionais nos toca -discos, DJ Chokolate. Em primeira mão, lanço meu novo trabalho "Destemido" com a música “Cara de Mau”,  revela Fillipe.

O rapper Zuruka conta que já esteve em Brasília outras vezes, quando fez a abertura dos shows do Racionais Mc's cantando junto com o grupo Rosana Bronk's.

"Estou com grande expectativa para esse momento, pois cada evento é diferente. Quero levar energia positiva, esperança, luz e sempre amor no coração", diz Zuruka.

Como anfitriões do festival, a banda Haynna e os Verdes toca nos dois dias do evento fechando a programação, que ainda terá DJ Ketlen, Tonhão Nunes, Ricelly Lopez, DJ Kajú Anna Moura e Júlia Nara.

Formada em 2013, atualmente, a Haynna e Os Verdes é integrada, por Haynna (vocais), Ricelly Lopez (guitarra), Rian Sodré (baixo), Jhonata Morais (bateria) e Daniela da Silva (teclado) e no palco apresenta canções do álbum homônimo lançado em 2018, além de novas canções e versões. A quarta edição do Festival Haynna e os Verdes foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal.

Programação

Sábado - 13 de maio

Apresentação: Medro

DJ Ketlen

Tonhão Nunes

Ricelly Lopez

Fillipe Costa

Letícia Fialho

Haynna e Os verdes

Domingo - 14 de maio

Apresentação: Meimei

DJ Kajú

Anna Moura

Júlia Nara

Martinha do Coco

Haynna e Os verdes

Serviço

4ª edição do Festival Haynna e os Verdes

13 e 14 de maio de 2023

Horário: a partir das 16h

Local: Complexo Cultural Samambaia (Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01, Samambaia – DF)

Entrada Gratuita

Livre para todos os públicos

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino