Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, é celebrado pela Igreja Católica o dia de Corpus Christi. O governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo também para sexta-feira (9).
Serviços essenciais de saúde (hospitais, UPAs e Samu), segurança pública (delegacias e bombeiros), assistência social, vigilância sanitária, limpeza urbana, comunicação e fiscalização tributária, de proteção urbanística e do consumidor terão funcionamento mantido.
Transporte público
Na quinta-feira (8), os ônibus circulam de acordo com a tabela horária de domingos e feriados. As linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto terão reforço de frtoa a partir de 12h até às 21h, em razão do evento religioso que ocorrerá próximo à Catedral Metropolitana. Já na sexta-feira (9), os coletivos cumprirão horário de dia útil.
O Metrô não sofrerá alterações, mantendo a operação das 5h30 às 23h30 na quinta e na sexta.
Comércio
De acordo com a Fecomércio-DF, açougues, minimercados, floriculturas, óticas, livrarias e papelarias podem abrir as portas. Shoppings abrirão normalmente e o comércio de entrequadras também está autorizado a funcionar.
Bares e restaurantes, assim como supermercados, feiras e drogarias devem funcionar normalmente, de acordo com o Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF e o Sincofarma-DF.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira (8) e abrirão na sexta (9).
Nos dois dias, as áreas de autoatendimento em caixas eletrônicos estarão disponíveis, assim como os canais de atendimento por telefone, aplicativos e internet banking.
Boletos e carnês com vencimento no dia 8 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira (9).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino