Distrito Federal

agenda cultural

Música, teatro e cinema: confira programação cultural do final de semana no DF

'Primaverando Margaridas' ressignifica trajetória de vítimas de violência em Samambaia transformando-as em artistas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Neste sábado (1) e domingo (2), mulheres do projeto 'Primaverando Margaridas' promovem cantata festiva e exposição de crochês - Adriana Bispo

Neste sábado (1) e domingo (2), às 17h, o Espaço Galpão do Risco, em Samambaia, receberá cantata festiva e exposições de peças de crochê. O evento é fruto do projeto Primaverando Margaridas: Arte- Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, que promoveu oficinas, rodas de conversa a apresentações teatrais para mulheres vítimas de violência.

A iniciativa começou em abril e, incluindo todas as atividades, alcançou cerca de 200 pessoas na região.

As apresentações musicais ficarão por conta das alunas do coral e no repertório vão ter músicas de Luiz Gonzaga e Milton Nascimento para celebrar as festas juninas. Também serão exibidas no local peças confeccionadas por alunas da oficina de crochê.  


Inscrições para nova turma de canto coral estão abertas / João Porto Dias

Segundo uma das alunas do Primaverando, Carolina Beatriz Ovano, que é uma mulher trans, o projeto contribuiu para elevar sua autoestima e na superação de momentos complicados.

 "O que posso dizer a respeito desse projeto é que ele tem ajudado muito na minha autoestima, na minha força interior, porque eu saí de um relacionamento complicado recentemente e todo acolhimento que recebi das meninas e das professoras do projeto está me transformando em uma mulher mais forte e segura", enfatiza.

Ela também ressalta que a continuidade do Primaverando é imprescindível para amparar várias outras mulheres da comunidade.  "Eu acredito que é muito importante que esse projeto continue para ajudar muitas mulheres como está me ajudando", pontua.

As inscrições para as oficinas no segundo semestre já estão abertas. As mulheres que desejam aprender um novo ofício ou desenvolver uma nova atividade podem se inscrever nos links: Inscreva-se Crochê e Inscreva-se Coral. Nesta segunda etapa ainda irão ocorrer apresentações do espetáculo de palhaçaria, Meladrama de Xicaxaxim.

Para a idealizadora do projeto, Paula Sallas, a primeira etapa superou as expectativas e ampliou o diálogo, até mesmo, com os homens. "Dentro das escolas era uma roda mista, a gente tinha alunos, alunas, professores, pessoas de diversas camadas e vários sexos. Quando a gente estava falando sobre violência doméstica muitos alunos, principalmente homens, não sabiam quais eram os tipos de violência", explica. 

O projeto também seguirá atendendo as escolas públicas de Samambaia com rodas de conversas para incentivar o debate e sanar dúvidas a respeito de leis como Maria da Penha e Feminicídio. As rodas serão mediadas pela advogada Maria Adriana dos Santos e a classificação é de 16 anos.

Serviço

Exposição de Crochê e Cantata Junina

1° de julho no Centro Comunitário de Samambaia

2 de julho no Espaço Galpão do Riso

Horário: 17h

Entrada Gratuita

:: GOG, Prethaís, Martinha do Coco e RAPadura participam de Festival que acontece neste sábado, 1º ::

Festival Planeta Sonho: um mundo de todes e para todes

Neste final de semana, o Ginásio de Esportes do Cruzeiro recebe o Festival Planeta Sonho, uma experiência lúdica, diversa e inclusiva, tendo a música como fio condutor, além de outras linguagens artísticas como a dança, o circo e o teatro. O evento é gratuito e para toda a família. 

“Venha vibrar por um mundo de todes e para todes!”, convida a organização do Festival que tem como missão criar um espaço de encontro entre artistas que representam minorias como negros, povos de matrizes africanas, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência e público em geral, de todas as idades.

Além da programação musical com essa representatividade, o encontro contará com duas Rodas de Sonho nas quais pessoas negras e pessoas LGBTQIAPN+ vão discutir o que é preciso para melhorar os seus universos de vida, conquistar direitos e combater os preconceitos diários. Também haverá feiira com produtos diversos e feira de adoção de pets.

Confira a programação completa:

Sábado (01/07)

10h às 18h – Feira da Gira

10h15 – Aquecimento Lúdico para a terceira idade com aulão de dança (Paulo Pivetta)

11h – Roda de Conversa 1 O que querem as pessoas com deficiência

12h – Grupo Street Cadeirante

13h – Master Show Circus

14h – Cigana Mareys Calin

15h – Roda de Conversa O que querem as pessoas negras e de matrizes tradicionais

16h – Monólogo “Pele”, com Gleide Firmino

17h – Espetáculo SEMUTSOC da Cia. Corpus entre Mundos

18h – Grupo Cultura Kalunga

18h30 – Surdodum

19h – Dhi Ribeiro

Domingo (02/07)

10h às 18h – Feira da Gira

10h15 – Aquecimento Lúdico para a terceira idade com aulão de dança (Paulo Pivetta)

11h – Roda de Conversa: O que querem as

pessoas LGBTQIAPN+

12h – Prima Donna com Transições Companhia de Dança e Artes

13h – Master Show Circus

14h – Cigana Mareys Calin

15h – Roda de Conversa 4: O que querem as pessoas indígenas

16h – Toré – Grupo Moriá, etnia Kariri-Xocó

17h – Ane Êoketu

18h – Tainara Takua

19h – Batalá

Festival Coretinho

Nas tardes dos três próximos sábados, para aproveitar as férias escolares, o Parque Ezechias Heringer, no Guará II, recebe o Festival Coretinho. Com entrada gratuita, o encontro promete brincadeiras e atrações artísticas de música e teatro para divertir a criançada ao ar livre.

Para criar uma atmosfera lúdica e encantadora aos olhos dos pequenos, o Festival vai instalar um coreto, com decoração especial, que servirá de palco. Aberto, em todos os lados, a plateia de pequenos e pequenas vai se sentir inserida nos espetáculos e convidada a interagir com as e os artistas. 

 “Apresentaremos grupos e artistas com longa trajetória no DF e experientes quando o assunto é divertir sem deixar de lado a importância de agregar conhecimento em seus espetáculos.”, relata Sergio Martins, morador do Guará, produtor cultural há mais de 30 anos e idealizador do projeto.


As Caixeiras Cia. de Bonecas / Bento Viana

 Escolher com atenção peças artísticas para crianças se alinha ao cuidado em oferecer arte essencial para o amadurecimento cognitivo, “pois as ajuda não apenas a construir sua percepção de mundo, mas a expressá-la, além de contribuir na formação de seres humanos intelectualmente vigorosos.”, aposta Martins.

Com início sempre às 15h, quem conduz a programação é a Mestra de Cerimônias Casarina, palhaça bonequeira interpretada pela artista Lela do Cerrado, que apresenta as atrações.

A recreação, nos três sábados, fica por conta da companhia Largo Sorriso de brincadeiras tradicionais. Acompanhada por monitores, a meninada vai brincar de Amarelinha, Pintura de rosto, Corre Cotia, Batata Quente, Pula Corda, Elástico, Dança da Cadeira, Escravos de Jó e muito mais.

O grupo Mamulengo Sem Fronteiras, em seus mais de 20 anos de estrada, vem encantando crianças e adultos com teatro de bonecos mamulengos e outras técnicas. No Coretinho, dia 1º de julho às 16h, apresenta “Exemplos de Bastião”, teatro baseado na literatura de cordel e, entrelaçado por música, conta a história de um Palhaço de Folia de Reis, que se mete em confusões.

Logo depois, às 17h, com muito ritmo e esbanjando descontração, tem a Excêntrica Família Firula. De três integrantes, essa família apresenta um espetáculo-brinquedo. Quando música, bagunça e firulas, transbordam afeto recomendado a pessoas de todas as idades. 

Todos os espetáculos terão intérprete em libras com experiência em atividades voltadas à primeira infância, além de locação de banheiros químicos especiais reservados para pessoas com deficiência.

Festival Coretinho

Local: Parque Ecológico Ezechias Heringer

Endereço: Gleba 1 - Guará II

Dias e horário: 1º, 8 e 15 de julho, sábados, das 15h às 18h

Entrada franca e de classificação livre para todos os públicos

Programação: https://instagram.com/festivalcoretinho

Cineclube Mapati estreia neste sábado (1)

Diretor Mauro di Deus, participa de exibição e debate sobre a obra que mostra a cena musical de Cuba após a reabertura política do país

Neste sábado (1), é dada a largada na programação do Cineclube Mapati, a partir das 19h. A ideia é promover encontros mensais para exibição de filmes e debates.A entrada para o cineclube, realizado no Teatro Mapati (707 Norte), é gratuita, com retirada de ingressos pelo link

A primeira obra escolhida é o documentário “Cuba Jazz”, filme que mostra a cena musical de Cuba após a reabertura política do país Após a exibição, é promovido debate com Mauro di Deus, que assina a direção do filme em parceria com Max Alvim. 


'Cuba Jazz' é exibido no Cineclube Mapati em 1º de julho / Reprodução

Criado para exaltar a produção independente do cinema brasileiro, o Cineclube Mapati prioriza a exibição de filmes independentes. O projeto tem o objetivo de apresentar e debater obras que abordam cultura, linguagens artísticas, comportamento e temáticas políticas. 

Serviço

Cineclube Mapati
Sábado, 1º de julho, 19h

Espaço Cultural Mapati (SHCGN 707, Bloco K, Asa Norte)
Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo link linktr.ee/teatromapati
Filme: “Cuba Jazz” (85min)

Cine Brasília

Grande destaque da semana, a mostra 5 X Godard, parceria entre o Cine Brasília, a Cinemateca da Embaixada da França e o InstitutFrançais, apresenta cinco das principais obras do grande cineasta francês, um dos criadores da "Nouvelle Vague" francesa, movimento que revolucionou o cinema mundial e, segundo muitos, trouxe a modernidade para a chamada "sétima arte". Entrada no valor único de R$5,00.

Além disso, permanece em cartaz, em versão restaurada em 4K, de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do cinema.

Para o público infantil, exibição de O Gato de Botas 2: O Último Pedido, dirigido por Joel Crawford. O filme possui os recursos de acessibilidade legendas, audiodescrição e janela de Libras.

Confira a programação completa aqui 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino