O Diário Oficial do DF desta quinta-feira (6) traz a sanção da Lei Nº 7.274, que declara o Hip Hop como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.
O projeto de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSOL) também prevê a criação da Semana Distrital do Hip Hop e assegura a realização dessas atividades no território do DF, preferencialmente na segunda semana do mês de novembro, em convergência com o Dia Mundial do Hip Hop, celebrado no dia 12 de novembro.
"O Hip Hop tem que estar inserido como um dos processos culturais do território e dialogar com uma parcela da juventude. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir para a valorização dessa manifestação cultural dos nossos e que salva tantas vidas na quebrada”, explicou o Max Maciel. Segundo ele, a cultura Hip Hop foi fundamental na sua formação e por isso é uma das bandeiras do seu mandato parlamentar na Câmara Legislativa do DF.
:: Hip Hop é considerado patrimônio cultural imaterial do DF; Projeto de Lei foi aprovado na CLDF ::
De acordo com a Lei Nº 7.274, escolas de rede pública de ensino e as unidades de internação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa podem realizar atividades sobre a cultura Hip Hop, tal como oficinas, debates e aulas temáticas.
Cinquentenário
Em agosto de 2023, o Hip Hop completa 50 anos e acontece um importante debate nacional sobre o movimento para marcar a data. O movimento Construção Nacional do Hip Hop e o Ministério da Cultura estão elaborando um decreto para fortalecer a cultura Hip Hop no país.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino