Distrito Federal

afrofuturismo

Celebração do amor, brilho e invenção: 'Set' de Thabata Lorena estreia neste fim de semana

Com entrada gratuita, show-espetáculo acontece nos dias 28, 29 e 30 no Teatro Paulo Autran, em Taguatinga

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Thabata Lorena apresenta músicas de disco inédito em show-espetáculo no Teatro Paulo Autran, em Taguatinga - Thaís Mallon

Thabata Lorena entra em cartaz nesta sexta (28) no Teatro Paulo Autran, em Taguatinga, com seu espetáculo “Set”, criado a partir de uma visão afrofuturista para colocar no mundo as músicas de seu novo álbum, que tem lançamento previsto para agosto. O show, com entrada gratuita, começa às 20h nesta sexta (28) e sábado (29), e às 18h no domingo (30). 

Segundo a artista, a ideia para o espetáculo que reúne linguagens, ritmos e elementos diversos surgiu durante a pandemia a partir de um desejo de unir todos os caminhos artísticos que já tinha trilhado. “Eu estava com muita vontade de bordar algumas coisas, construir com mais elementos. E tentando também ter esse nível de atenção que o teatro propicia, que é muito perto do cinema”, explica. 

“Set” é uma fusão de música, performance e artes visuais. O espetáculo reúne desde a música clássica ao trap, além de trazer elementos da cultura popular nordestina em uma perspectiva futurista, como o bumba meu boi, com quem Thabata divide a origem: o Maranhão. 

“O ‘Set’ representa um desejo de juntar passado e futuro. Um desejo de compor uma obra, primeiramente, pensando nos projetos pro futuro, mas que realmente traga as coisas daqueles que vieram antes da gente. Acima de tudo, o ‘Set’ é uma celebração do amor, da estética, do brilho, da invenção”, afirma a artista. 


Thabata Lorena reúne linguagens, ritmos e elementos diversos em seu novo projeto "Set" com visão afrofuturista / Thaís Mallon

O espetáculo estreia justamente no mês de celebração da intelectualidade e da luta das mulheres negras, que se faz presente em “Set” através do elementos afrofuturísticos. 

“O afrofuturismo está presente na minha obra, porque eu acredito que a arte realmente consegue jogar tanto os nossos valores, quanto a nossa própria presença para o futuro. A arte tem uma influência política muito grande e a arte feita por pessoas negras tem um teor político muito grande. Que é a gente poder olhar um pouco para como está a nossa sociedade e fazer uma reflexão crítica sobre isso. Esse é o lado mais Rap que a minha obra tem”, conta Thabata Lorena. 

O show apresenta sete músicas inéditas do próximo álbum da artista, com lançamento previsto para agosto, que promete ser um disco “super-dançante”. 

“Eu estou surfando por muitos estilos diferentes da música eletrônica dentro do Rap. A produção musical também está bem bonita, com Dessa Ferreira,  Forrada e Doctor Zumba. Vai ser um disco mais pista, eu espero que as pessoas dançem e espero ouvir mais elas nos bailes”, convida Thabata Lorena. 

SERVIÇO

Espetáculo “Set”, de Thabata Lorena

Dias 28 e 29 de julho, às 20h, e 30 de julho, às 18h

Teatro Sesc Paulo Autran (Setor B Norte, CNB 12, Área Especial 2/3 - Taguatinga)

Entrada gratuita pelo Sympla

Classificação indicativa: 14 anos

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino