Nesta segunda-feira (31) ocorreu a volta às aulas após o período de férias de julho na rede pública de ensino do Distrito Federal, mas nem todas as estruturas escolares estão totalmente prontas.
É o caso do Centro de Ensino Médio 02 do Gama, localizado na região administrativa do Distrito Federal, que passa por uma reforma de manutenção da cozinha e ampliação de depósito de alimentos da escola. A previsão do governo é que a reforma seja concluída até o fim do ano.
A Secretaria de Educação foi questionada sobre a conclusão das obras, mas não informou a previsão. No entanto, em uma matéria no site do órgão sobre a reforma da cozinha do CEM 02 do Gama a informação é de que as obras serão concluídas até o final do ano.
A secretaria de Educação garantiu que o “Lanche Fácil” está sendo oferecido aos alunos, durante a reforma para ampliação da cozinha e depósito de alimentos do CEM 02 do Gama. Segundo a pasta, o cardápio deste lanche é composto por “pães, leite, queijo, manteiga, cuscuz, canjica, biscoitos e frutas in natura”.
A obra deve custar R$ 180 mil, sendo financiada pelo Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).
O CEM 02 do Gama conta com 56 turmas no diurno e seis de ensino regular no período noturno. Desse total, três turmas (64 estudantes) são do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), que chegam na escola às 7h30, almoçam às 12h30 e permanecem na escola até às 16h30.
:: Conselho de Alimentação Escolar do DF denuncia Secretaria por oferecer alimentação inadequada ::
Denúncia Conselho
No início de julho, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) denunciou a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) por oferecer alimentação inadequadas aos estudantes. Os conselheiros, que visitaram o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 05 de Taguatinga Sul e o Centro de Ensino Médio (CEM) 02 do Gama, constataram que além de freezers e depósitos praticamente vazios, o que tem sido oferecido na maioria das vezes é somente biscoito com suco ou leite.
“Essa falta de merenda adequada não é apenas um caso isolado do CEM 02 do Gama. O governo não vem entregando alimentos como carne, frango e verduras em muitas outras escolas. No CEF 05 de Taguatinga Sul a situação é a mesma, o depósito praticamente vazio e os alunos recebendo na maioria das vezes biscoito e leite. Alunos que muitas vezes fazem a única ou a principal refeição do dia na escola”, explica o diretor do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e membro do CAE, Samuel Fernandes.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino