Em razão do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência, o Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo para quarta-feira (6) e sexta-feira (8). Confira o que abre e o que fecha no DF no feriado desta quinta-feira (7).
Ponto facultativo
A medida do GDF vale para o âmbito da administração pública direta e indireta, porém não se aplica a serviços essenciais, como saúde, segurança, vigilância sanitária, assistência social e limpeza urbana.
Saúde
As unidades responsáveis por atendimentos essenciais aos cidadãos, como hospitais regionais, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), funcionam normalmente no feriado. Não haverá vacinação neste feriado da Independência. Mas as salas de vacinação funcionam normalmente na sexta-feira e no sábado. Confira os pontos de vacinação no site da Secretaria de Saúde.
:: Desfile do 7 de Setembro em Brasília terá segurança reforçada e homenagem à democracia ::
Transporte
No dia 7 de setembro, os ônibus circulam conforme a tabela de horários de domingo. O Eixão ficará fechado para veículos e aberto a pedestres na quinta-feira (7/9), das 6h às 18h.
Devido ao desfile na Esplanada dos Ministérios, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) autorizou um reforço de 120 ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto. As viagens extras ocorrerão na quinta-feira (7), a partir das 6h, sentido Plano Piloto, e das 10h às 13h, para as regiões administrativas.
Serão mais 20 ônibus da Piracicabana, 30 da Pioneira, 30 da Urbi, 20 da Marechal e mais 20 da São José.
O Metrô vai funcionar das 6h às 19h no feriado da Independência.
Na quarta (6) e sexta-feira (8), dias em que o GDF anunciou ponto facultativo, os horários não sofrem mudanças, mantendo a mesma tabela dos dias úteis. O Metrô também não terá alterações, com operação das 5h30 às 23h30.
Comércio
A Fecomércio-DF informou que, de acordo com regra geral definida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), açougues, floriculturas, óticas, livrarias e papelaria não deverão funcionar. Já no caso do comércio de frutas, verduras e legumes em geral, o esquema seguido será o mesmo do CCT do Sindicato dos Supermercados (Sindsuper-DF), que autoriza o funcionamento.
Segundo o Sindivarajista-DF, o comércio de rua e de shoppings estão autorizados a funcionar normalmente. Bares e restaurantes, assim como feiras e drogarias também abrirão as portas.
Bancos
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) as agências bancárias estarão fechadas para atendimento presencial no feriado. Já na sexta-feira (8), o atendimento será normal. No feriado, operações instantâneas, como o PIX, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, operam normalmente.
O pagamento de boletos e as transferências via TED serão processadas somente na sexta, 8. As contas de água, energia, telefone e carnês com data de vencimento no dia 7, podem ser pagas na sexta (8), sem acréscimos.
Restaurantes comunitários
Funcionarão no feriado as unidades do Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas e Planaltina. Os demais funcionarão normalmente nos dias de ponto facultativo, mas estarão fechados no feriado do dia 7.
Cultura e Lazer
Biblioteca Nacional de Brasília: fechada dias 6, 7 e 8. Abre das 8h às 14h no sábado e no domingo.
Museu de Arte de Brasília: abre normalmente para visitação nos três dias, das 10h às 19h. Na quarta, haverá abertura da exposição A verdade a partir das 19h.
Espaço Cultural Renato Russo: nos dias 7, 8, 9 e 10, estará aberto em seu horário normal, das 10h às 20h, mas com a Biblioteca/Gibiteca fechadas.
Complexo Cultural 3 Poderes: fechado nos dias 6, 7 e 8; nos dias 9 e 10, funciona normalmente, das 9h às 17h.
Jardim Botânico de Brasília: aberto normalmente nos três dias, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30. Haverá entrada gratuita para pedestres e ciclistas entre as 7h30 e as 8h50.
Museu Vivo da Memória Candanga: aberto nos dias 6 e 7, das 9h às 17h, e fechado nos dias 8 e 9.
Biblioteca Pública de Brasília: fechada nos dias 6, 7 e 8. Abre no sábado, das 7h30 às 13h30.
Museu do Catetinho: fechado dias 6 e 8. Abre quinta, das 9h às 17h; e dias 9 e 10 das 9h às 17h.
Museu Nacional da República: fechado dias 6 e 7. Aberto dia 8, das 9h às 18h30.
Memorial dos Povos Indígenas: fechado dias 6 e 8. Abre dia 7, das 9h às 17h; e dias 9 e 10 das 9h às 17h.
Zoológico de Brasília: aberto normalmente das 8h30 às 17h (a bilheteria encerra a venda dos ingressos às 16h).
Funcionamento da Torre de TV de quarta a sexta. Mirante: das 9h às 18h45. Fontes luminosas: das 10h às 14h e das 16h à 0h.
Funcionamento da Torre Digital de quarta a sexta: das 9h às 18h, com as cúpulas fechadas para visitação.
Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente no feriadão e no fim de semana. Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques:
Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h;
Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h;
Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h;
Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h;
Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h;
Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h;
Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h;
Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h;
Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h;
Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h;
Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h;
Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h;
Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h;
Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h;
Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h;
Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h;
Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h;
Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h.
Com informações da Agência Brasília
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva