A Galeria dos Estados sedia nesta quarta-feira (6) um encontro de agentes culturais, organizações e pessoas interessadas na defesa do centro de Brasília. Na pauta está o diálogo sobre o projeto do governo Ibaneis de entrega das áreas centrais da capital para exploração financeira, por meio de um projeto de Parceria Público Privado (PPP).
O evento acontece a partir das 16h30 e deve reunir organizações e ativistas que atuam pela revitalização cultural do centro de Brasília. O encontro está sendo organizado pelo movimento ‘Centro Pra Quem’, que já lançou um manifesto e coletam assinaturas em um abaixo-assinado online contra a privatização da Rodoviária do Plano Piloto, Conic, SSC, Galeria dos Estados e demais espaços públicos do DF.
No manifesto, as organizações apontam que "nesse presente que repete o passado, ganham os que sempre ganharam. Os mesmos sobrenomes que mandam desde a construção da cidade. Os que especulam, que faturam milhões em projetos de concessão, licitações e que agora querem ultrapassar as últimas fronteiras privatistas sem nenhuma resistência".
O abaixo-assinado contra a privatização do Centro da Capital já conta com cerca de 800 assinaturas. As organizações que atuam no movimento 'Centro Pra Quem' pretendem cobrar do governo uma ampliação da discussão sobre o projeto de PPP.
De acordo com o 'Centro Pra Quem' a privatização dos espaços vai provocar muitas mudanças, entre estas: "estacionamentos pagos, controle da circulação de pessoas, o deslocamento de serviços públicos do local, aluguéis muito mais altos, aumento de custos no sistema de transporte público e o fim de eventos culturais populares e gratuitos", observam no manifesto.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva