Distrito Federal

arte e cultura

Confira a agenda cultural deste final de semana no DF

Cine Brasília recebe 12ª Mostra Ecofalante de Cinema

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Na semana do Dia da Amazônia, Cine Brasília recebe 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, com produções que abordam questões socioambientais - Divulgação

Na semana do Dia da Amazônia, o Cine Brasília recebe a 12ª Mostra Ecofalante de Cinema. Até segunda-feira (11), serão exibidos 25 filmes que debatem as questões socioambientais no Brasil e no mundo. A entrada é gratuita e conta com sessão infanto-juvenil às 10h. 

A programação inclui títulos assinados por Bruno Jorge, Jorge Bodanzky, Laura Faerman, Lucas Bambozzi, Marina Weis, Takumã Kuikuro e Thiago Zanato e produções com passagem pelos festivais de Locarno, IDFA-Amsterdã, Tribeca e CPH:DOX.

Filmes internacionais recentes também compõem a programação da Mostra em Brasília. Um dos destaques é “Filhos do Katrina”, de Edward Buckles Jr., que foi premiado como diretor revelação no prestigioso Festival de Tribeca. Neste documentário, ele discute a questão do racismo ambiental ao dar voz a jovens expulsos de suas casas pelo Furacão Katrina e abandonados pelo governo. O filme será exibido neste sábado (9), às 18h30. 

Confira a programação completa aqui

Serviço

Mostra Ecofalante de Cinema – Itinerância Brasília
5 a 15 de setembro
programação gratuita
ecofalante.org.br

Peça de García Márquez no Espaço Cultural Renato Russo

De 08 a 10 de setembro, o espetáculo "Diatribe de Amor” está em cartaz na Sala Marco Antonio Guimarães!

É a única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez, e foi traduzida do espanhol para o português pelo pesquisador e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) André Aires, que também dirige a obra. Graciela é interpretada pela atriz Juliana. Ambos são atores da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, dirigida por Martuchelli.


Espetáculo "Diatribe de Amor” / Divulgação

A peça é "abertura" para o Solos Férteis, Festival Internacional de Mulheres no Teatro, também produzido por Juliana e Luciana Martuchelli. O festival e encontro  acontecerá na sequência, de 12 a 17 de setembro, com intensa programação de solos femininos nos teatros SESC Garagem e Caixa Cultural.

SERVIÇO

Diatribe de Amor - espertáculo

Data: 8 a 10 de outubro

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Local: Sala Marco Antonio Guimarães

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: sympla - link na bio

Meia entrada para doadores de livros.

Perifa Brechó 

Brechó, artesanato e gastronomia marcam presença neste sábado (9), no Jovem de Expressão, na Praça do Cidadão, em Ceilândia, a partir das 15h. O DJ Jay Lee comanda a pista, mandando um bom som e de quebra 21 das melhores marcas do DF 

Ceilândia recebe peça que discute machismo, com entrada gratuita

A peça “Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos”, do Grupo Tripé, fica em cartaz neste fim de semana em Ceilândia. O palco que recebe a produção é o do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), com ingressos gratuitos disponíveis pela plataforma Sympla. As apresentações são realizadas nos dias 8 (20h), 9 (17h e 20h) e 10 (20h).  Após as sessões, nomes da psicanálise, da política, dos direitos humanos e das artes se juntam à direção e ao elenco para conversar sobre os temas da peça com o público.


Espetáculo "Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos" / Bella Montiel

O roteiro da peça trata de forma sensível, poética e performativa as experiências e memórias que marcam a transição da infância para a adolescência na socialização de crianças, em meio a questionamentos e debates relevantes no Brasil atual. A direção e o argumento são do co-fundador do Grupo Tripé, Gustavo Haeser, que junto do grupo venceu o Prêmio Sesc do Teatro Candango em 2016 e 2017. Atualmente no elenco estão Ana Matuza, Caetano Fiuza, Deni Moreira, Emanuel Lavor, João Ricken e Tauã Franco. 

Criado em 2018 diante do avanço público de discursos misóginos e machistas na sociedade brasileira, a peça se passa em uma festa do pijama infantil e o texto mergulha em nuances sociais e comportamentais como a cumplicidade masculina, a violência, o culto às armas, a padronização de corpos musculosos, nepotismo, higiene e saúde masculina, abuso e iniciação sexual. Para a construção do roteiro foi feita uma intensa investigação sobre as masculinidades vigentes na sociedade contemporânea.

Em cena, os atores exploram como a masculinidade violenta e opressora é doutrinada aos homens desde a infância. Estes temas são apresentados, em momentos, ora densos ora cômicos, o que possibilita mirar na reconstrução das éticas masculinas, na tentativa de se desvincular da violência, do silêncio e das opressões de gênero.

SERVIÇO

“Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos”

Instagram: instagram.com/grupotripe

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), em Ceilândia (QNM 28, área especial, lote B)

Sexta (8), às 20h; sábado (9), às 17h (com Libras e audiodescrição); e às 20h; e domingo (10), às 20h

Entrada gratuita, com retirada pelo Sympla (bit.ly/3KI5v3w)

Classificação indicativa: 16 anos

Espaço Invenção Brasileira, no Mercado Sul de Taguatinga, tem grande programação no feriado prolongado

Um dos principais espaços culturais de Taguatinga, o Invenção Brasileira, no Mercado Sul, realiza uma série de atividades no início do mês de setembro, encerrando o Projeto Manutenção de Espaços, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Ecofeira, mamulengo, ballroom, mostra de vídeos, oficinas e muito mais atividades vão agitar o espaço


Ecofeira do Mercado Sul / Divulgação

No feriado do dia 07 e no domingo, dia 10, acontece a Pajelança Quilombólica do Mercado Sul. Nesta rodas de Pajelança Quilombólica da Rede Mocambos, serão abertas sucatas para estudar e consertar computadores, olhando os fluxos de energia e informação das peças e placas como o funcionamento das cidades, dos bairros e pessoas, cada qual com sua importância, seu papel e seu programa.

No sábado (9), às 15h, acontece a Oficinas de Som, Rádio e Iluminação. com a prática de montar e operar a Ecofeira no beco e a Rádio Mercado Sul, trabalhando  com programas livres de DJ e gravação.  

 Também no sábado (9), acontece a Tradicional Ecofeira do Mercado Sul, que chega a sua 80ª edição, e será dedicada ao Cerrado. A programação é, como sempre, diversa e valoriza a cena local:

Programação da Ecofeira:

16h: Palhaçaria com Cocada e Dikeka

17h: Mamulengo Presepada, com Caminhos de São Saruê

17h: Vivência Ballroom -  Oficina  Vogue com Ciellen Selene (Espaço Okupa) 

17:30: Teatro do Oprimido -  Teatro Jornal: A Sentença da Ocupação  

18h: OMaré e Pedro Pereira - voz e violão de músicas autorais

19h: Teatro Alpargatas Títeres, da Argentina, com

Juancito e Maria

21h: Os Cachorros das Cachorras Trio

Serviço 

Ecofeira do Mercado Sul e Oficinas do Invenção Brasileira

Onde: Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13), Loja 05 

Quando: 06 a 10 de Setembro de 2023

Entrada franca 

Classificação livre

Último final de semana para conferir o espetáculo teatral premiado pela FUNARTE, em cartaz no CCBB Brasília

O Último Tango é um projeto vencedor do Prêmio de Estímulo ao Teatro 2022 da Funarte na Categoria Centro-Oeste e narra o encontro de dois homens com ritmos de vida distintos, um deles maduro e o outro idoso, que juntos, encontram na dança o compasso da superação e um sopro de salvação. 

O Último Tango, com texto inédito de Santiago Serrano, dirigido por Sérgio Maggio, tem entrada gratuita estreou no dia 17 de agosto, com temporada até o dia 10 de setembro, na Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília. Este é o último final de semana em cartaz.

O espetáculo mergulha no universo de dois desconhecidos que se unem em razão da paixão pelo tango e que revoluciona as suas vidas. Os personagens apontam para a capacidade de reinvenção do ser humano em qualquer faixa etária da vida. O tango é o pano de fundo e palco para reflexões profundas sobre encontros e superação.

Na candência de O Último Tango, finitude, etarismo, preconceito, homofobia e os horrores e contradições de um tempo que flerta com o fascismo vão sendo costurados durante toda a dramaturgia e resulta em um palco para reflexões sobre a vida pós-pandemia e a autonomia na terceira idade. A montagem reúne dois dos principais atores do teatro do Distrito Federal: Chico Sant´Anna e Jones Abreu Schneider, além de um time talentoso de diversas gerações de Brasília.

A música é um forte elemento na peça, como sugere o título. Os tangos, incluindo os de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, são tocados ao vivo no piano digital (Janaina Sabino); na percussão (Pedro Tupã). O espetáculo faz referência ao tango antigo, que surgiu nas ruas, nos bares e nos bordéis de Buenos Aires, no princípio do século XIX, no lugar onde pessoas de cor negra se encontram para dançar, o que dá conta das origens étnicas desta dança.

Serviço

Data: 17 de agosto a 10 de setembro de 2023

Horários: quintas, às 16h (sessões com libras e audiodescrição); sextas (sessão com libras) e sábados, às 20h; e domingos (sessão com libras), às 18h.

Ingressos: GRATUITOS, mediante a retirada no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília.

Movimento Internacional de Dança (MID)

Esta é a última semana da temporada 2022/2023 de um dos mais importantes festivais de Dança do Centro-oeste.

Esta semana, o Movimento Internacional de Dança (MID) traz as produções do Distrito Federal Mur(r)o, Ato, Baza e Sonâmbulo. Além do espetáculo A Beleza é Incidental (Schönheit ist Nebensache), criação de Pol Pi, paulista radicado na França, que reúne a sonata de Paul Hindemith e coreografias de Doce Hoyer à sua própria biografia para falar sobre o avanço da extrema direita no mundo. O MID encerra a temporada no domingo, dia 10 de setembro, com 45 espetáculos apresentados nesta edição.


Cia de Dança MUR(R)O / Divulgação

Sonâmbulo faz sua estreia no CCBB, na sexta (8/9), às 20h. Nesta obra, adormecer é uma maneira de resistir, desvelar outras lógicas de existência, criar fissuras naquilo que é estável, atentar ao nosso direito ao corpo. Sonâmbulo é um solo que se apropria da aparente passividade e inércia ligadas ao sono, para criar, mesmo que momentaneamente, um desvio no cotidiano. Seu criador é Ramon Lima, que gestou este trabalho entre quatro países e que segue, após Brasília, para apresentações na França e em Portugal. Bailarino e coreógrafo cuja pesquisa coreográfica tem a experiência do corpo como centro da reflexão estética e conceitual de seus projetos.

Serviço

Os ingressos para os espetáculos do CCBB estão a venda pelo

site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do teatro. No Espaço Cultural Renato Russo, o

ingresso é gratuito mediante a retirada uma hora antes do início do espetáculo.

Conheça a programação no site do festival: http:/movimentoid.com.br e em suas

redes sociais. @movimentoid movimentoid.com.br

Agenda cultural do Sesc-DF para o feriadão

 A agenda cultural do Sesc para este feriado prolongado proporciona diversão para toda a família. A programação conta com a 3ª edição de mostra de dança contemporânea Caleidoscópio, uma releitura divertida para as crianças do clássico internacional "O mágico de OZ" e até um festival de música periférica

 Mostra Caleidoscópio 

No intuito de valorizar a dança contemporânea Nacional e em especial a do Distrito Federal, o Sesc/DF promove a 3ª edição da Mostra Caleidoscópio de Dança Contemporânea. O evento contribui para valorização da modalidade de dança e incentivo para a classe artística desses profissionais Neste ano, buscou-se trabalhar em parceria com a Embaixada da França, trazendo um artista de renome internacional e referência artística em Dança, Abdoulaye Konatè para fortalecer o aprendizado e colaborar com o crescimento artístico de coreógrafos e bailarinos brasilienses.

09 de setembro - 19h - Apresentação dos dez grupos contemplados pela curadoria da mostra e do grupo convidado Ateliê do Gesto, de Goiânia.

Show Latinidade Afro

Idealizado e realizado pela artista Saraní, o show de lançamento do EP "LatinidadeAfro", chega ao SESC da 504 Sul. Ao resgatar a celebração das próprias raízes, a cantora do DF traz à tona a carreira solo com um repertório potente e dançante, com inclusão de uma faixa inédita, além das já incluídas no EP. O show conta com uma energia mais alegre e ao mesmo tempo densa, com a intenção de conectar as obras da artista a um público mais diverso e plural. Mergulhando nas percepções sob um olhar intrínseco da mulher AfroLatina por meio de suas canções.

LOCAL: SESC Estação 504 Sul - Teatro Ary Barroso

HORÁRIO: 19h

DATA: sábado, 09 de setembro

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

DATA: 09 de setembro (sábado)

INGRESSOS: a partir de R$ 20 pelo Sympla

Oz no Cerrado

O Grupo HUMUS de Teatro volta aos palcos com a peça infantil Oz no Cerrado, uma releitura divertida do clássico internacional O Mágico de Oz. A peça, à brasileira, trata da temática ambiental, é cantada e possui efeitos sonoros, projeção audiovisual de cenários, com canções próprias e inéditas. 

Nesta trama, a personagem principal Dorothy, ao lado de seu fiel cachorrinho Totó, viverão aventuras mágicas e divertidas nas Terras do Cerrado, e com os tradicionais amigos escudeiros Espantalho, Homem de Lata e o Leão Medroso - entre bruxas boas, más e animais da fauna local, trilham uma grande aventura de volta para casa. 

Toda a dramaturgia leve e descontraída chama a atenção do público para o descarte adequado do lixo, a preservação do meio ambiente, o cuidado com as águas e com as queimadas, sendo escolhido o bioma do Cerrado para suscitar tais reflexões, trazendo mensagens de preservação e conscientização do bem estar do ser humano, do nosso meio ambiente e muito mais! 

LOCAL: Sesc 913 Sul - Teatro Garagem

HORÁRIO: 15h e 17h30

DATA: 07, 08, 09 e 10 de setembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

INGRESSOS: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), pela Bilheteria Digital.

Capuchinho, no primeiro olhar

“Mamã, avó, floresta, bolo." A palavra dita, narrada a partir de um livro que se abre, sugere o poder transformador do cenário em imaginário. "Cuidado, lobo, perigoso." A narradora-mãe adverte o desconhecido. E a capuchinho-bailarina, em seu singular percurso, dança ao luar com o lobo mentiroso, na floresta que também é a casa da avó de boca tão grande que afinal era o lobo, que não era assim tão mal, mas que tinha fome. 

LOCAL: Sesc Ceilândia - Sala de Áudio e Vídeo do Teatro Newton Rossi 

HORÁRIO: 16h

DATA: 10 de setembro de 2023

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

INGRESSOS: Gratuito

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino