Negra Li e Martinha do Coco são algumas das atrações da 4ª edição do Operárias das Artes, que acontece neste sábado (30), a partir das 15h, na Casa do Cantador, em Ceilândia. Além de música e teatro, o evento traz a Feira de Economia Criativa & Solidariedade, com entrada gratuita.
Negra Li, Martinha do Coco, Dree K, Lina Rehem, Rejane Pitanga, Josiane Araújo, Alessandra Barros, Maria Eugênia Felix, Lene Matos, Laady B, DJ Kashu e DJ Lunary são as atrações desta edição.
A idealizadora do projeto, Nanci Araújo, afirma que as produções culturais protagonizadas por mulheres têm o condão de fazer transitar a questão de gênero em ambientes de formação de ideias e valores.
"Nossa quarta edição continua a marcar a posição do protagonismo feminino não só nos palcos, mas na vida, pois ainda há tanto a ser feito em termos de respeito e oportunidades em que ainda temos tanto a lutar. A poesia, o teatro e a música podem e devem ser utilizados no Distrito Federal como poderosos instrumentos de estímulo à criação de uma nova cultura de equidade de gênero", ressalta Nanci.
O evento sempre realiza uma campanha solidária. E nesta 4º edição, serão arrecadados absorventes, itens de higiene íntima e alimentos não perecíveis, com o intuito de ajudar pessoas, principalmente mulheres e meninas, em situação de vulnerabilidade.
Sheila Campos conduzirá a apresentação do evento com a sua sensibilidade de atriz, pesquisadora, docente de Ensino Superior, dubladora, mestre de cerimônia e comunicadora. Criadora da Escola Feminista de Brasília, atualmente tem lecionado na UnB como professora convidada.
A pista do Operárias das Artes também terá o comando, durante os intervalos, dos sets da DJ Kashuu. Força inovadora na cena musical, em cada performance, cria experiências imersivas, transmitindo uma mensagem de diversidade, inclusão e celebração, em uma jornada musical única, envolvente e cheia de referências pesadas do Dancehall, Moombahton, Reggae, Afrobeat, Funk e várias inovações de Bassline.
A DJ Lunary também vai mandar o recado com suas performances e aventuras com as mixagens em conexão com os estilos funk, trap e hip-hop. Ao longo de sua trajetória, ela já dividiu o palco com diversos artistas de renome, incluindo Sandrox, Viela 17, Haynna, Thabata Lorena, Castelo Beatz, entre outros. Além disso, sua presença como DJ nas Batalhas de Rima, tem se tornado uma constante, solidificando seu papel como uma artista versátil e talentosa.
O projeto contará com intérpretes em LIBRAS em TODAS as apresentações. Além disso, também será feito um compacto de todas as apresentações com Audiodescrição.
Confira a programação completa aqui.
Sonâmbulo
O espetáculo “Sonâmbulo” chega ao Espaço Cultural Renato Russo, nesta sexta (29) e fica em cartaz por todo o final de semana. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no local, 1h antes da apresentação.
Sonâmbulo é uma obra que se apropria da aparente passividade e inércia ligadas ao sono, para criar, mesmo que momentaneamente, um desvio no cotidiano. Nesta obra, adormecer é uma maneira de resistir, desvelar outras lógicas de existência, criar fissuras naquilo que é estável, atentar ao nosso direito ao corpo.
SERVIÇO
Espetáculo SONÂMBULO
Data: 29 e 30/09, às 20h; 01/10, às 19h (sessão extra, às 16h).
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Entrada: Ingressos gratuitos, mediante retirada no local, 1h antes da apresentação.
Entranhas: um espetáculo Uma Mulher Do Mundo
Esta nova criação do Coletivo Mulher do Mundo, conduzida pela dramaturga e diretora Cyntia Carla e pela coreógrafa Kanzelumuka, traz para a superfície o que estava submerso entre as vísceras, nas partes mais profundas. Entre equilíbrios, encontros, levantes e quedas, cinco mulheres avançam coletivamente, conectando-se aos seus espaços internos e externos. Corpos que se lançam e se precipitam ao chão, e assim contagiam pela multiplicidade que indefine das mais variadas formas.
No elenco, as já conhecidas mulheres do mundo, Allana Matos e Mariana Camargo, juntas às convidadas Ludmila Condé, Drisana Alarcão e Ana Nakamura. Elas trazem circo, dança e teatro ao palco neste espetáculo, fruto de um profundo processo criativo, que entrelaçou estas cinco artistas e suas entranhezas.
Programação:
30/Setembro - Complexo Cultural de Planaltina: 20h
07 e 08/Outubro - Espaço Cultural Renato Russo: sábado 20h, domingo 19h
14/Outubro - Sala Plínio Marcos, Eixo Cultural Iberoamericano (antiga Funarte): 20h
Entradas Gratuitas
Classificação Indicativa: 14 anos
Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz
Começa neste domingo (1), a exposição Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz, da fotógrafa Julia Salustiano. A abertura começa às 17h, no Centro de Dança do DF.
O projeto reúne ensaios feitos com bailarinos e acrobatas entre 2015 e 2020, em locações e cenários urbanos, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Santos.
Para dar as boas-vindas a este trabalho, que irá colorir as paredes do Centro de Dança, acontecerão performances ao vivo, com artistas da casa e convidados. Bárbara Albuquerque, Lívia Bennet e Renato Fernandes encantarão com sua dança, e Raquel Furquim e Henrique Alves hipnotizarão os presentes com os movimentos da acroyoga. Haverá também uma apresentação inédita do grupo Foco Base.
Serviço
Abertura da exposição Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz
No Centro de Dança do DF
Dia 1 de Outubro, às 17h
Visitação:
De segunda a sábado, das 9h às 22h
Cinema do CCBB Brasília recebe mostra completa do cineasta canadense Xavier Dolan
Até o dia 15 de outubro, o CCBB Brasília apresenta mostra completa do canadense Xavier Dolan, um dos mais renomados cineastas dos últimos anos. A carreira de sucesso internacional decolou em 2009, quando, aos 20 anos, foi premiado no Festival de Cannes com o longa-metragem "Eu matei minha mãe". Desde então, Dolan, que também é ator, construiu uma filmografia intensa e elogiada em todo o mundo.
O título da mostra não é à toa. Xavier Dolan é multi. Nos seus filmes ele desenvolve diversas funções e domina o que está fazendo de uma maneira peculiar no cinema contemporâneo. Esse ser multi é tão presente em seus filmes, como em suas escolhas de carreira e sua história dentro do cinema.
Com curadoria de Fábio Savino, a mostra O Multicinema de Xavier Dolan exibirá no cinema do CCBB Brasília seus oito longas-metragens. Além disso, uma programação complementar inclui filmes que marcaram a vida de Dolan e de seus trabalhos como ator.
Segundo o curador, apresentar ao público brasileiro a totalidade da obra de um cineasta tão jovem e no auge de sua carreira é proporcionar o acesso a uma cinematografia ainda em processo, ainda em evolução. “A ideia é, também, refletir sobre o cinema produzido hoje no mundo, suas relações, referências e necessidades. Ainda que não muito extensa, sua premiada cinematografia já é capaz de trazer um recorte bastante significativo do mundo que vivemos.”
Dentro de alguns nomes que de se destacaram na última década, Xavier Dolan é considerado pela crítica internacional como um novo “menino prodígio” do cinema. Figura sempre presente no Festival de Cannes desde seu primeiro longa, apresentado na Semana da Crítica, Dolan é hoje um dos mais premiados cineastas da sua geração.
Confira a programação da Mostra para este final de semana
29/09 - SEX
17h20 | Crime no Sanatório, de Charles Binamé (Elephant Song, Canadá, 2014) | 14 anos | 110’
19h30 | Mommy, de Xavier Dolan (Canadá, 2014) | 14 anos | 140’
30/09 - SAB
15h30 | Uma babá quase perfeita, de Chris Columbus (Mrs. Doubtfire, EUA, 1993) | Livre | 120’
17h45 | Boy Erased: Uma Verdade Anulada, de Joel Edgerton (EUA, 2018) | 14 anos | 115’
20h | Tom na fazenda, de Xavier Dolan (Tom à la ferme, Canadá e França, 2013) | 16 anos | 102’
01/10 - DOM
14h | Magnólia, de Paul Thomas Anderson (EUA, 1999) | 14 anos | 188’
17h30 | O jardim secreto, de Agnieszka Holland (The secret Garden, EUA/Reino Unido/Polônia, 1993) | Livre | 101’
19h30 | A morte e a vida de John F. Donovan, de Xavier Dolan (The Death & Life of John F. Donovan, Canadá, 2018) |16 anos | 122’
Centro Cultural Banco do Brasil
Cinema (70 lugares)
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB), à venda em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília, a partir das 9h do dia da sessão.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino