As reivindicações da população em situação de rua do Distrito Federal serão ouvidas na 35ª reunião participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que orienta o desenvolvimento do DF nos próximos dez anos. O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), acontecerá na quinta-feira (5), às 9h, no Centro Pop da SGAS 903. Toda população está convidada a participar.
Um dos objetivos da oficina é discutir programas de habitação social e a implantação de equipamentos públicos de assistência à população em situação de rua.
De acordo com Rogério Barba, chefe do Instituto Barba na Rua, que realiza ações com a população em situação de rua no DF, o encontro é uma forma de “promover a inclusão social”.
“O plano diretor, ao incluir diretrizes para o desenvolvimento de políticas habitacionais e programas sociais, pode melhorar a realidade desta população e diminuir o número de pessoas em situação de rua”, pontuou Barba.
A oficina será transmitida no canal da Seduh no YouTube e faz parte do calendário de encontros da secretaria para discutir a revisão do PDOT.
Segundo relatório lançado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em setembro deste ano, do total de mais de 236 mil pessoas em situação de rua nas cidades brasileiras, 62% estão na região Sudeste, sendo o Distrito Federal a unidade federativa com maior percentual. Enquanto a nível nacional 1 em cada mil pessoas não tem moradia, no DF esse percentual é de 3 em cada mil. O perfil dessa população é majoritariamente composto por homens (87%), adultos (55%) e negros (68%).
*Com informações da Agência Brasília
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva