Distrito Federal

FERIADO

DF: Confira o que abre e o que fecha neste feriado de 12 de outubro

GDF decretou ponto facultativo para sexta (13)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Haverá reforço da linha de ônibus para a Rodoviária e o Zoológico neste feriado (12) - Valter Campanato/Agência Brasil

Em razão do feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo para a sexta-feira (13). Confira o que abre e o que fecha no DF no feriado desta quinta-feira (12). 

Transporte público 

O Metrô-DF terá funcionamento diferenciado durante o feriado. Na Estação Central, haverá embarque e desembarque das 7h às 21h. Nas demais estações, o embarque e desembarque será das 7h às 19h. Já de 19h às 21h, funcionarão apenas para desembarque.

Na sexta-feira (13), o funcionamento será normal em todas as estações, das 5h30 às 23h30‌.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os horários dos ônibus também sofrerão alterações. Na quinta-feira (12), as linhas de ônibus vão seguir os horários de domingo e haverá reforço para Rodoviária e Zoológico. Já na sexta, a operação será normalizada.

Saúde

Apesar do ponto facultativo decretado para sexta-feira (13), as unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) funcionarão normalmente neste dia e no sábado (14). Haverá alterações apenas no dia do feriado, na quinta-feira (12), quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) não funcionarão. 

As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta. O Samu também atende 24 horas, pelo telefone 192.

A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta, inclusive no sábado, no domingo e no feriado.

Não haverá vacinação na quinta-feira (12). Na sexta (13), as salas de vacinação estarão abertas normalmente e, no sábado (14), as equipes da SES-DF farão ações externas. A lista dos locais de atendimento está disponível aqui.

As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta entre os dias 12 e 15. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) estarão abertas apenas na sexta-feira (13).

As farmácias de alto custo fecham no feriado (12), mas abrem normalmente na sexta (13) e no sábado (14). Os ambulatórios e as policlínicas atenderão apenas na sexta (13).

Restaurantes Comunitários 

Funcionarão no feriado as unidades o Recanto das Emas, do Pôr do Sol e de Planaltina. Os demais estarão fechados na quinta-feira (12) e voltam a atender na sexta (13).

Bancos 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias não abrem nesta quarta-feira (12). As áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.

Comércio 

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), lojas de rua e shoppings devem abrir normalmente. Feiras, farmácias, bares e restaurantes também atendem sem alterações de horário.

Os varejistas de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas abrem de acordo com a decisão de cada comerciante. Papelarias e óticas de rua não funcionam.

As lotéricas de rua fecham durante o feriado (12), mas as unidades localizadas em shoppings podem operar normalmente.

Cultura e Lazer 

– A Casa do Cantador estará aberta no dia 12 e recebe a Batalha do Cantador, das 19h às 23h. No dia 14, ocorre o Sabadão do Forró, das 20h à 1h. No dia 13 e 15, o espaço estará fechado

– O Museu Vivo da Memória Candanga estará fechado nos dias 12 e 15, e abre nos dias 13 e 14, das 9h às 17h

– O Complexo Cultural Samambaia fecha nos dias 12 e 15, e abre nos dias 13, das 14h às 23h, e 14, das 8h às 19h

– O Espaço Cultural Renato Russo terá uma programação especial para as crianças no dia 12, das 11h às 18h. Nos dias 13, 14 e 15, abrirá normalmente, das 10h às 20h. A gibiteca estará aberta apenas no dia 14, das 10h às 17h

– O Museu do Catetinho abre nos dias 12, 14 e 15, das 9h às 17h, e fecha no dia 13

– O Eixo Cultural Ibero-Americano fecha no dia 12 e abre nos demais

– O Memorial dos Povos Indígenas abre nos dias 12, 14 e 15, das 9h às 17h, e fecha no dia 13

– A Biblioteca Pública de Brasília abre apenas no dia 14, das 7h30 às 13h30, assim como o Centro de Dança, que também só abre no dia 14, das 8h às 22h

– Funcionarão normalmente a Concha Acústica, das 9h às 18h; o Museu de Brasília, das 10h às 19h; o Centro Cultural Três Poderes e o Espaço Oscar Niemeyer, das 9h às 17h

– O Complexo Cultural de Planaltina, a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional da República estarão fechados entre os dias 12 e 15.

Conforme o Instituto Brasília Ambiental, todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente nos dias 12 e 13.


Parque Ecológico Águas Claras / Agência Brasília

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h

– Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h

– Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h

– Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h

– Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h

– Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h

– Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico Olhos D’água: aberto todos os dias – portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h

– Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h

– Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h

– Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, das 6h às 20h

– Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h

– Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva