O Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília promove sua 24ª edição até dia 29 de outubro, no CCBB Brasília, com programação recheada de espetáculos premiados, obras inéditas e grandes artistas brasileiros e internacionais. O evento apresenta um panorama das produções mais inventivas, provocadoras e surpreendentes que ocupam os palcos.
Ao longo de 13 dias, o palco do Teatro e a Galeria 3 do CCBB receberão trabalhos que propõem a reflexão sobre temas que atravessam a agenda contemporânea, em questões de comportamento e convivência social, como racismo, identidade, etarismo, opressão, violência, desigualdade, medo, mas também renascimento, poesia, superação, com grande impacto cênico e visual.
Realizado pela Cena Promoções, com curadoria e direção geral de Guilherme Reis, o Cena Contemporânea foi criado em 1985 e se firmou como um dos festivais de teatro mais relevantes da América do Sul. Ao longo de 24 edições, tem oferecido ao público uma programação que conjuga apresentações de teatro e dança, oficinas, encontros, debates e shows musicais.
Espetáculos e estreias
Dentre os destaques da programação, está a estreia do novo trabalho do Grupo Galpão, um dos mais longevos e consagrados coletivos do teatro brasileiro, que este ano completa 40 anos de palco. O espetáculo “Cabaré Coragem” traz uma mistura de dramaturgia, música e dança, para falar de identidade e permanência. Inspirado na obra poética e musical de Bertold Brecht – especialmente no clássico “Mãe Coragem” -, a peça resgata o Galpão de volta ao teatro popular e de rua.
Alguns dos integrantes da companhia participarão, nesta quinta-feira (19), de um bate-papo com o público. A conversa começa às 15h, no Teatro do CCBB, com tradução em Libras. Às 20h, haverá uma sessão com audiodescrição do espetáculo “Cabaré Coragem”.
Na sexta (20) e no sábado (21), a Galeria 3 recebe, às 20h, “Atos de Leitura”, espetáculo que comemora os 20 anos do Teatro do Concreto, coletivo de Brasília que incorpora dramaturgias pessoais, processo colaborativo e performance em suas criações.
A obra promete ser um arquivo performativo, vivo e diverso, no qual a ação de ler textos, paisagens, objetos, acontecimentos e memórias ao longo do tempo constitui um exercício radical de enfrentamento à palavra como material de composição da cena. Partindo da obra literária e dramatúrgica do irlandês Samuel Beckett, as atrizes Gleide Firmino e Micheli Santini buscam nas palavras refúgio para lidar com os vestígios do isolamento e da extinção.
Outro destaque é “Enquanto você voava, eu criava raízes”, premiado espetáculo da Cia Dos à Deux, que marca os 25 anos de trajetória do grupo. A obra apresenta os cruzamentos poéticos entre o teatro gestual, as artes plásticas e o audiovisual, e poderá ser apreciado no sábado (21) e domingo (22).
Em “Julius Caesar – Vidas Paralelas”, a Cia. dos Atores, sob a direção e com a dramaturgia do ator e diretor Gustavo Gasparani, se inspira na clássica tragédia de Shakespeare para tratar das relações humanas. O espetáculo celebra os 35 anos do grupo carioca e terá sessões na terça (24) e quarta (25).
O destaque internacional do Cena Contemporânea chega do Japão, com a dançarina e coreógrafa de butoh Yumiko Yoshioka, que vai apresentar o solo “Before The Dawn” e ministrar uma oficina junto com o ator e diretor paulista Eduardo Okamoto. Em “Before The Dawn”, Yumiko toca em temas como nascimento e morte, num movimento perpétuo e constante. Confira na quinta (26) e sexta (27), às 20h.
A Agrupação Teatral Amacaca, coletivo de Brasília que era dirigido pelo saudoso Hugo Rodas, estreia no Cena Contemporânea o espetáculo “2 + 2 = 5”, livre adaptação para o teatro do romance distópico “1984”, do escritor britânico George Orwell. O trabalho mistura performance teatral e tecnológica para abordar temas como privação de liberdade, ignorância e doutrinação. Assista nos dias 27, 28 e 29 de outubro, às 19h, na Galeria 3.
A programação do Festival Internacional de Teatro de Brasília encerra com o premiado “Macacos”, criado, dirigido e protagonizado pelo ator Clayton Nascimento. O espetáculo se coloca em cena a partir do relato de um homem negro, em busca de outros espaços para ocupar, diante do adjetivo “macaco”, a fim de refletir sobre esse que é um dos termos mais usados para desumanizar pessoas negras.
A peça estará em palco nos dias 28 e 29, às 18h. Além disso, o diretor participa de uma conversa com o público, no dia 29 de outubro, às 15h30.
Confira, abaixo, a programação diária:
QUINTA, DIA 19/10
15h – Encontro com Grupo Galpão 40 Anos
*Tradução em Libras
20h – CABARÉ CORAGEM – Grupo Galpão – Teatro
*Sessão com audiodescrição
SEXTA, DIA 20/10
20h – ATOS DE LEITURA - Teatro do Concreto – Galeria 3
SÁBADO, DIA 21/10
20h – ATOS DE LEITURA - Teatro do Concreto – Galeria 3
*Sessão com tradução em Libras
20h – ENQUANTO VOCÊ VOAVA, EU CRIAVA RAÍZES – Cia Dos à Deux – Teatro
DOMINGO, DIA 22/10
17h e 20h – ENQUANTO VOCÊ VOAVA, EU CRIAVA RAÍZES – Cia Dos à Deux – Teatro
SEGUNDA, DIA 23/10
Local: Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes/ UnB
18h – Apresentação de livros da SIM! EDIÇÕES e lançamento do livro “Atuar- Produzir | Desafios de Artistas da Cena Frente à Gestão de Suas Trajetórias”
TERÇA, DIA 24/10
9h30 às 13h – OFICINA RESSONÂNCIA CORPORAL – Com Yumiko Yoshioka (Japão) e Eduardo Okamoto (SP) – Galeria 3
20h – JULIUS CAESAR – VIDAS PARALELAS – Cia. dos Atores – Teatro
QUARTA, DIA 25/10
9h30 às 13h – OFICINA RESSONÂNCIA CORPORAL – Com Yumiko Yoshioka (Japão) e Eduardo Okamoto (SP) – Galeria 3
20h – JULIUS CAESAR – VIDAS PARALELAS – Cia. dos Atores – Teatro
QUINTA, DIA 26/10
20h – BEFORE THE DAWN – Yumiko Yoshioka – Teatro
SEXTA, DIA 27/10
19h – 2 + 2 = 5 – ATA – Agrupação Teatral Amacaca – Galeria 3
*Sessão com audiodescrição
20h – BEFORE THE DAWN – Yumiko Yoshioka – Teatro
SÁBADO, DIA 28/10
18h – MACACOS – Cia do Sal – Teatro
19h – 2 + 2 = 5 – ATA – Agrupação Teatral Amacaca – Galeria 3
DOMINGO, DIA 29/10
15h30 – Encontro com Clayton Nascimento – Teatro
18h – MACACOS – Cia do Sal – Teatro
19h – 2 + 2 = 5 – ATA – Agrupação Teatral Amacaca – Galeria 3
SERVIÇO
Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília
Data: 17 a 29 de outubro de 2023, de terça a domingo
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro e Galeria 3
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia, válida para estudantes, professores, profissionais da saúde, PCDs, pessoas maiores de 60 anos e clientes BB), à venda em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva