A mobilização da Jornada Nacional de Luta pela Moradia, que acontece em todo Brasil, com ocupações em diversas cidades, realizou na madrugada desta terça-feira (24) a ocupação de um prédio público da União, que estaria desocupado na W3 Norte, em Brasília. O local foi denominado como 'Ocupação Leidiane' pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).
De acordo com Cristiano Schumacher, da Direção Nacional do MNLM, a mobilização que vem sendo realizada em todo Brasil tem como objetivo pressionar para que seja colocada em funcionamento a política de destinação de imóveis do Patrimônio da União para entidades de moradia popular. “Brasília precisa romper esse preconceito e discutir a possibilidade sim da utilização da cidade para promover o direito à moradia”, destacou.
O Movimento Nacional de Luta pela Moradia informou que 80 famílias estão presentes na 'Ocupação Leidiane' para propor a sua transformação para moradia popular. “Esse prédio está todo destruído, todo degradado, mas a gente está aqui pra dizer que é possível sim que trabalhadoras e trabalhadores da região possam morar aqui na cidade de Brasília, que é cidade de todos os brasileiros para que todo mundo possa se desenvolver”, defendeu Cristiano Schumacher.
Ainda segundo o MNLM, as pessoas que estão na 'Ocupação Leidiane' estavam vivendo em condições precárias, pagando aluguéis que dificultam sua sobrevivência ou vivendo de favor. Segundo o movimento, essa ocupação significa a possibilidade da cidade de Brasília repensar seu papel e construir um processo de reforma urbana que preserve o patrimônio, mas que inclua seu povo, que construiu a cidade.
Por fim, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia disse esperar que o Ministério das Cidades e a Secretaria do Patrimônio da União liderem uma iniciativa de destinar estes imóveis para moradia popular.
O Brasil de Fato DF entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Gestão e Inovação (do qual integra a Secretaria do Patrimônio da União), para comentar a ocupação, mas até o fechamento da matéria ainda não havia respondido.
Movimento Nacional
A Jornada Nacional de Luta pela Moradia também realiza atos de reivindicação em outros estados com o que aconteceu nesta segunda-feira (23) no Rio Grande do Sul. O ato ocorreu em Porto Alegre, em frente à sede da Caixa Econômica Federal, no centro da cidade, com a presença de integrantes do MNLM e parlamentares gaúchos.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva