Novo ato em defesa do povo palestino acontecerá nesta quinta-feira (26), em frente ao Palácio do Itamaraty, a partir das 16h30. Ato faz parte de mobilizações organizadas pelo Comitê de Solidariedade à Palestina, composto por cerca de 30 entidades, entre partidos políticos e movimentos sociais.
Segundo Sayid Tenório, vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), o Comitê é um instrumento de mobilização de forças e pessoas “que querem justiça, direitos e reparação para os palestinos, bem como um cessar-fogo que abra caminhos humanitários para o atendimento das vítimas civis em Gaza”.
:: Hospitais em Gaza deixam de funcionar por falta de água e combustível para geradores ::
Mobilizações
A segunda manifestação pelo fim do apartheid de Israel contra o povo palestino no Distrito Federal reuniu cerca de 300 pessoas em solidariedade à Palestina no dia 20 de outubro, no espaço que divide a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional da República.
“Não é um conflito, é um massacre”, disse Gabriel Charbel, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto DF (MTST-DF), ao comentar que “o que está acontecendo em Gaza hoje é parte de um processo mais amplo de colonização e limpeza étnica que assola também a Cisjordânia”, que data de 1948. Desde então, Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental são o que restam do território palestino ocupado pelo estado de Israel.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva