Primeira edição do Festival de Teatro Verônica Morena tem apresentações neste final de semana no Complexo Cultural de Samambaia, com entrada franca. Além dos espetáculos do Distrito Federal, Goiás e São Paulo, a programação conta com oficinas e roda de conversa.
O evento, promovido pelo Imaginário Cultural, homenageia a atriz Verônica Moreno, que levou a cena teatral de Samambaia para os quatro cantos do DF, e faz parte da comemoração dos 34 anos da região administrativa.
O teatro foi um dos movimentos precursores no impulsionamento cultural de Samambaia, já que nasceu praticamente junto com a cidade. A segunda maior Via Sacra do DF, a Paixão do Cristo Negro, que chegou a mobilizar cerca de 40 mil pessoas em seus tempos áureos, utilizou o teatro político de arena para contar uma história religiosa de maneira crítica. Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo, não da Paixão do Cristo Negro, mas que também fez nascer a arte de fazer teatro em Samambaia, foi a atriz, diretora, arte educadora e artista multifacetada Verônica Moreno, que atuou por mais de 30 anos na área deixou seu legado para a cidade.
Verônica Moreno fez história no teatro do DF. Foi atriz de muitos espetáculos e dirigiu tantos outros infantis e adultos. Atuando na peça “Ilhar”, ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival Dulcina de Cenas Curtas, promovido pela Fundação Brasileira de Teatro. A mesma obra ganhou na categoria de Melhor Cenário e Iluminação da 7ª edição do Prêmio SESC do Teatro Candango.
O Festival começou nesta terça (24) e vai até domingo (29). Confira a programação deste final de semana:
SEXTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO
10h – Cidadesempalavras (Trupe Trabalhe Essa Ideia)
DF | 10 anos
15h – Quero Ser Igual a Eles (Grupo de Teatro Celeiro das Antas)
DF | Livre
20h – Enluarada: Uma Epopeia Sertaneja (Casulo Teatro)
DF | 14 anos
SÁBADO – 28 DE OUTUBRO
15h – Memórias com Prazer e Resistência (Cia Teatral H2O)
DF | 16 anos
15h – Entre Caras e Roupas (Com Clara Abreu e Maria Carmen)
Workshops de maquiagem artística e figurino.
20h – Ovelha Dolly (Micheli Santini e Fernando de Carvalho)
DF | 16 anos
DOMINGO – 29 DE OUTUBRO
15h – Vamos a lá Praia (Grupo Bastet)
GO | Livre
17h – Viver Teatro em Samambaia – Expectativas e Possibilidades
Roda de conversa.
20h – Deixe a Luz da Varanda Acesa (La Casita Amarilla/AUGE Produtora)
DF | 14 anos
Entrada Franca
Festival de Atlântida
Neste fim de semana, o Espaço Cultural Renato Russo recebe o Festival de Atlântida, dois dias de encontros holísticos com música, palestras, workshops, terapias integrativas e praça de gastronomia vegana. O intuito é despertar a consciência dos participantes para uma vida sustentável, mais feliz e prazerosa.
Nessa atmosfera de autoconhecimento, reconexão com a natureza e de cuidados com o corpo, a mente e o espírito, o Festival se apresenta como um grande estimulador de importantes valores humanos que são essenciais para a criação de uma sociedade mais pacífica, amorosa e igualitária.
A programação prevê atividades como yoga, meditação, reiki, massagem e vivências integrativas. Também ciclo de palestras que abordam temas para melhor viver e sustentabilidade do planeta.
O público terá a oportunidade de aprender receitas e conceitos da culinária vegana nos workshops de feijoada, frutos do cerrado e sopão de estrelas. Os dois dias de evento ainda incluem shows musicais e contação de histórias e teatro de bonecos. Todas as atividades são gratuitas.
“Nunca foi tão urgente e pulsante discutir sobre os temas ligados ao consumo e cultura de paz, a fim de promover uma vida mais pacífica em todos os sentidos. Dia após dia, nos deparamos com o fato de que o mundo tal qual nós o conhecemos até agora não mais se sustenta, qual é o mundo que queremos viver e deixar para as próximas gerações?”, comenta Lorena Oliveira, uma das idealizadoras do projeto.
O Festival de Atlântida é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
Programação
Sábado, 28 de Outubro
10h – Yoga e meditação (Espaço: Sala Multiuso)
11h – Palestra Atlântida: Mito ou realidade (Espaço: Teatro de Bolso)
12h – Show Amanda Owls e Rafael Azevedo (Espaço: Praça Central)
14h30 – Palestra Comunicação não violenta (Espaço: Teatro de Bolso)
15h – Reiki (Espaço: Sala Multiuso)
16h – Palestra Evolução gaia e a cultura regenerativa (Espaço: Teatro de Bolso)
17h – Palestra CSA / Hortas Comunitárias, Vida sustentável, fetiche da classe média ou necessidade planetária? (Espaço: Teatro de Bolso)
18h – Cacau Dance (Espaço: Sala Multiuso)
19h – Show: Banda Mirawê (Espaço: Praça Central)
20h15 – Show: Martinha do Coco (Espaço: Praça Central)
Domingo, 29 de Outubro
10h – Ciranda das emoções (Espaço: Teatro Galpão Hugo Rodas)
11h – Banho sonoro (Espaço: Sala Multiuso)
12h – Show Lucimar Rodrigues e convidados: Enya Roux, Luiz Antônio e Eduardo Silva (Espaço: Praça Central)
14h às 16h – Massoterapia (atendimento (Espaço: Sala Aquário)
14h – 1º Workshop culinária vegana (feijoada) (Espaço: Galpão das Artes)
14h30 – 2º Workshop culinária vegana (frutos do cerrado) (Espaço: Galpão das Artes)
15h – 3º Workshop culinária vegana (sopão das estrelas) (Espaço: Galpão das Artes)
15h – Veganismo e Direito animais (Espaço: Aquário)
16h – Contação de histórias (Espaço: Teatro Galpão Hugo Rodas)
16h30 – Teatro de Bonecos (Espaço: Teatro de Bolso)
17h – Palestra Dragon Dreaming (Espaço: Teatro de Bolso)
18h – Show Nayane Rocha (Espaço: Praça Central)
19h15 – Show Mandrágora (Espaço: Praça Central)
De Onde Vem o Dinheiro?
A peça infantojuvenil “De Onde Vem o Dinheiro?”, uma aventura musical, mostra para a criançada maneiras de lidar com o dinheiro de forma responsável e sustentável. Após temporada de grande sucesso em São Paulo, chega à Brasília pela primeira vez para duas apresentações.
O espetáculo, uma realização da WB Produções, conta com patrocínio o Nubank e é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e, em Brasília, tem o apoio do SESC, instituição que abre as portas de seu teatro Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul, para apresentações neste domingo (29), às 15h e às 17h, com entrada franca
Programação cultural do Sesc-DF
Ultimo edição do Sesc + W3 do ano acontece neste sábado (28) e domingo (29). E para fechar as edições deste ano de forma especial, Indiana Nomma canta sucessos em versão jazz no Palco Sesc. Outra opção para quem respira artes cênicas é o Festival Experimental de Pole Dance, no Teatro do Sesc do Gama E tem opção para os pequenos também, com a peça infantil de Onde Vem o Dinheiro, que ensina educação financeira de um jeito divertido.
Últimos dias para assistir ao espetáculo musical Gracias a La Vida
Apresentações gratuitas acontecem na sexta (27) e no sábado (28), na Sala Yara Amaral, em Taguatinga.
Após uma circulação potente no Plano Piloto e em Samambaia, a segunda temporada do musical Gracias a la Vida – última obra teatral dirigida pelo aclamado diretor Hugo Rodas – ocupa o palco do Sesi Taguatinga, nos dias 27 e 28/10, a partir das 20h. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente, no local, até 2h antes do início de cada sessão.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino