O funcionamento de serviços públicos e comércios será alterado nesta quinta-feira (2), em razão do feriado do Dia de Finados. Já na sexta (3), o funcionamento será normal já que o Governo do Distrito Federal (GDF) não decretou ponto facultativo.
Os horários de abertura dos cemitérios e o trânsito no entorno serão alterados para que a população possa prestar homenagens aos falecidos.
Confira o que abre e o que fecha no feriado de finados no DF.
Cemitérios
Os horários de visitação aos cemitérios serão estendidos, das 7h às 18h30. Os portões serão fechados às 19h. A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Todas as entradas estarão sinalizadas e serão fiscalizadas pelos órgãos de trânsito.
Os cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho oferecem transporte gratuito interno, e o serviço funcionará o durante todo o dia. Só será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência emitida pelo Detran-DF). Nos cemitérios de Planaltina e Brazlândia, a entrada de veículos não será permitida.
Alterações no trânsito
As alterações no trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul ocorrerão apenas na quinta-feira (2). A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV, por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade. A Polícia Militar reitera a importância para que a população dê preferência ao estacionamento do Parque da Cidade, em virtude da melhor fluidez de trânsito, espaço e facilidade de acesso.
Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério servirá de área de embarque e desembarque, sendo que o fluxo de veículos ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez e, por essa razão, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente fechada.
Nas proximidades do cemitério de Planaltina, um trecho da via que dá acesso ao local ficará fechado para o tráfego de veículos. Em Sobradinho II, o estacionamento em frente ao cemitério será reservado a PcDs e idosos. As equipes do Detran-DF estarão nos locais citados e, em caso de necessidade, poderão realizar intervenções pontuais no trânsito.
Atendimento psicológico
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) oferecerá atendimentos psicológicos e de assistência social em todos os cemitérios da Concessionária Campo da Esperança do Distrito Federal (Asa Sul, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Gama e Brazlândia), na quinta-feira (2), Dia de Finados
Transporte público
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) informou que os ônibus circularão nesta quinta-feira (2) conforme a escala de domingo. Com intuito de atender à população, em razão das visitas aos cemitérios, haverá reforço, das 7h às 19h, de acordo com as demandas das linhas de ônibus que circulam nas proximidades dos cemitérios do Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Gama, Taguatinga e Brazlândia.
O Metrô-DF informou que no feriado de finados os trens funcionarão das 7h às 19h.
Saúde
Os hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) operam 24h por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fornece assistência ininterrupta pelo telefone 192.
A Fundação Hemocentro de Brasília não abre no feriado.
Comércio
A maior parte do comércio deve funcionar normalmente no feriado do Dia de Finados (2/10), segundo a Fecomércio-DF.
Óticas, papelarias, açougues, mercearias, hortifrutis e floriculturas podem funcionar de acordo com as regras definidas no acordo com seus respectivos sindicatos, mas a decisão final de abrir as portas ou não é do dono de cada estabelecimento.
A maioria das floriculturas deve fechar as portas, menos as que funcionam nos cemitérios do DF. Esses comércios abrem normalmente;
O comércio de entrequadra e shoppings deve funcionar normalmente. Bares, restaurantes, supermercados, drogarias e feiras também funcionam normalmente.
Bancos
Na quinta-feira (2/11), as agências de bancos estarão fechadas.
Fiscalização e Segurança
No feriado de Dia de Finados, não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF, nem no Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER);
Todas as delegacias do DF funcionam 24h, em regime de plantão, bem como os bombeiros.
Lazer e Cultura
O Zoológico abre normalmente, das 9h30 às 17h. A Torre de TV será das 9h às 18h.
O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário, estará fechado ao trânsito de veículos e aberto ao público como de costume nos feriados, entre as 6h e 18h.
Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental (Ibram) estarão funcionando normalmente durante o feriado.
Confira os horários de funcionamento:
Parque Recreativo do Gama: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Distrital das Copaíbas: Aberto todos os dias, das 8h às 18h
Monumento Natural Dom Bosco: Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico do Paranoá: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira: Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico do Lago Norte: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul: Aberto todos os dias, das 6h às 20h
Parque Ecológico Olhos d’água: Aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h
Parque Ecológico Ezechias Heringer: Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico de Águas Claras: Aberto todos os dias, das 5h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Areal: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Veredinha: Aberto todos os dias, das 6h às 22h
Parque Ecológico Cortado: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Três Meninas: Aberto todos os dias, das 7h às 18h
Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: Aberto todos os dias, das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul: Aberto todos os dias, das 6h às 22h
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva