Como o feriado nacional pela Proclamação da República deste ano caiu em uma quarta-feira (15), não haverá “emendas”, mas alguns serviços sofrerão alterações.
Confira o que abre e fecha neste feriado no Distrito Federal.
Transporte público
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que o transporte público coletivo do DF vai operar com a tabela horária de domingo/feriado. Os horários de partida dos ônibus podem ser consultados no DF no Ponto.
Já o metrô funcionará das 7h às 19h.
Saúde
Os hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) operam 24h por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fornece assistência ininterrupta pelo telefone 192.
As unidades de atendimento eletivo (unidades básicas de saúde, ambulatórios e farmácias de alto custo) não abrem no feriado.
Assistência social
Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon) fecham no feriado da Proclamação da República. Já o Centro Pop, Unidades de Acolhimento, Unidade de Proteção Social (UPS) e Central de Atendimento funcionarão normalmente, sem interrupção.
Apenas os restaurantes comunitários do Recanto das Emas, do Pôr do Sol, de Planaltina e de Arniqueira atenderão nesta quinta. Os demais estarão fechados.
Comércio
Segundo a Fecomércio-DF, o comércio poderá funcionar normalmente no feriado do dia 15 de novembro.
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada pela Federação com os segmentos de óticas, papelarias, açougues, mercearias e hortifrutis, esses estabelecimentos podem funcionar de acordo com as regras definidas no acordo com Sindióptica-DF, Sindipel-DF e Sindigêneros-DF. A decisão por abrir as portas, no entanto, é do dono de cada estabelecimento.
O Sindivarejista-DF informou também que o comércio de varejo nas entrequadras e shoppings poderá funcionar normalmente. O sindicato destaca que as empresas devem seguir as regras observadas no CCT, quanto ao trabalho em dia de feriado.
Bares, restaurantes, supermercados, drogarias e feiras também funcionam normalmente.
Bancos
As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público. Como é habitual, contas com vencimento no próprio dia 15 poderão ser pagas no dia seguinte sem juros ou multa. Apesar disso, os canais digitais (como sites e aplicativos) e os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) vão funcionar.
Lazer
O Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará liberado para o público, das 6h às 18h, e fechado ao trânsito de veículos no mesmo período.
O Zoológico de Brasília funcionará normalmente na quarta (15), das 8h30 às 17h (a bilheteria fecha às 16h30). O Planetário de Brasília também não terá mudanças no atendimento e receberá o público das 7h às 19h30. O Jardim Botânico de Brasília também abrirá as portas para visitação pública em horário normal, das 9h às 17h (com entrada permitida até às 16h30). A entrada é gratuita para pedestres e ciclistas entre 7h30 e 8h50.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), estarão abertos o Centro Cultural Três Poderes e o Espaço Oscar Niemeyer, das 9h às 17h; o Memorial dos Povos Indígenas, das 9h às 17h; o Espaço Cultural Renato Russo, das 10h às 20h (exceto a Gibiteca); o Museu Nacional da República, das 9h às 18h30, o Cine Brasília, seguindo a programação normal de exibições; e o Complexo Cultural de Planaltina, das 9h às 17h.
Estarão fechados o Eixo Cultural Ibero-Americano, o Centro de Dança, o Complexo Cultural de Planaltina e a Biblioteca Pública de Brasília.
O Instituto Brasília Ambiental informou que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente nesta quarta (15).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino