Um acidente de ônibus envolvendo um trem de carga no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) no dia 17 de novembro, que vitimou uma mulher de 37 anos e deixou outras feridas, provocou uma discussão sobre a necessidade de substituição da frota dos veículos para o transporte público no Distrito Federal. O governo do DF admitiu que parte da frota de ônibus ainda está sendo substituída.
O caso vem sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), que já intimou o motorista do ônibus envolvido no acidente, que por sua vez não pode prestar depoimento, pois está de atestado psiquiátrico de 30 dias e não prestou depoimento. No entanto, o secretário do Sindicato dos Rodoviários, José Wilson, informou que o ônibus era velho, o que teria contribuído com o acidente.
“O motorista alega que o carro perdeu força quando tentou arrancar”, relatou o secretário do Sindicato dos Rodoviários. Segundo ele, o Sindicato está acompanhando o caso, para prestar apoio ao motorista que passa por problemas de saúde após o episódio e também o cobrador do veículo, que se feriu gravemente no acidente e ainda está internado.
O assunto também repercutiu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), deputado distrital Max Maciel (PSOL), destacou que o ônibus envolvido no acidente era da empresa Marechal, que assim como a São José não renovaram a sua frota.
“Cobramos o cronograma de substituição dos veículos. O ofício foi enviado em agosto e até hoje nós recebemos o cronograma com informações sobre o prazo de entrega e a quantidade dos novos ônibus”, informou Maciel. “É inadmissível que ônibus velhos continuem circulando e colocando a população em risco”, finalizou.
Governo do DF
O Brasil de Fato DF entrou em contato com diversos órgãos do governo do Distrito Federal para entender as causas do acidente e as medidas que estão sendo tomadas, inclusive em relação à renovação da frota de ônibus.
Em nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reconheceu que os veículos das operadoras São José e Marechal renovaram parcialmente, cerca de 33%, e estão “em processo de renovação”. Essas empresas foram beneficiadas com a aprovação de um crédito suplementar de R$142,9 milhões do governo Ibaneis este mês.
De acordo com a Semob, o veículo envolvido no acidente com o trem tem oito ano de uso, devendo completar nove anos no final de 2023 e que teria passado por todas as vistorias obrigatórias, sendo a última no dia 31 de agosto de 2023. Ainda segundo a Pasta, “os veículos são renovados quando os convencionais e mini ônibus atingem idade de 7 anos e os articulados, 10 anos”.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que um inquérito policial está em andamento para investigar os fatos. “Já ouvimos as pessoas envolvidas e estamos esperando os laudos periciais, que devem chegar em até 30 dias. Esses documentos serão fundamentais para entender as causas do acidente e identificar quem pode ser responsável”, afirma em nota o delegado do caso, Wellington Barros.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a sinalização de cruzamento rodoferroviário é de responsabilidade da concessionária e por isso não instala cancelas e ou semáforos nesses locais. Vale ressaltar que há sinalização na via, indicando aos condutores que tenham prudência, observando e ouvindo a passagem de trens, conforme previsão no Código de Trânsito Brasileiro”.
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Edição: Márcia Silva