Sabedoria Preta, evento organizado anualmente pela Mestra Martinha do Coco, no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, chega a sua 5ª edição neste sábado (25). O projeto visa compor a programação do Mês da Consciência Negra, com muita música, debates e empreendedorismo. O evento conta com a participação de artistas como Prethaiís, Markão Aborígene, Ciclone na Moringa, além de roda de conversa e feira criativa.
Em 2023, o tema do Sabedoria Preta é "A economia do Povo Negro", lembrando a reparação para o povo negro, evocando poesia, riqueza, beleza e bem viver. Mesmo sem patrocínios públicos ou privados, Martinha do Coco e sua equipe de produção organizaram um encontro colaborativo gratuito, onde a cooperação mostra a força dessa atividade comunitária, e mais uma vez celebra as potências e afirma resiliências.
“Sabedoria Preta é um projeto cultural que acontece no mês de novembro, cuja importância para a comunidade é fortalecer nossas identidades, resiliência e resistência no protagonismo preto. Venha, venha e traga sua sabedoria preta!”, convida Mestra Martinha do Coco.
Com a mesma concepção das edições anteriores, focando na troca de saberes ancestrais da cultura negra, o evento conta com a participação de artistas e agentes culturais representantes das várias linguagens artísticas e expressões afro-brasileiras do Distrito Federal.
O Sabedoria Preta acontece no sábado, 25 de novembro, a partir das 15h, na Praça da 28 do Paranoá.
Sabedoria Preta
O encontro nasceu em 2019, concebido por Mestra Martinha do Coco, a partir da necessidade do “aquilombamento” e propagação dos saberes da negritude realizados em várias regiões do DF resilientes em seguir na difusão da cultura negra.
Em suas diversas propostas, linguagens e manifestações o evento é uma proposta de enfrentamento e combate à opressão e omissão da cultura negra, propondo um lugar para a continuidade de fala dos muitos personagens negros que ano após ano possuem seus espaços de protagonismo e de reconhecimento, sufocados, recriminados, desmanchados e negados desde os início da construção social brasileira.
Programação
15h - Roda de Capoeira aberta – Nego Willian, do Abadá Capoeira
16h - Roda de conversa: Negritude, empreendedorismo e autonomia econômica com mediação de Cleudes Pessoa. Convidados: Ally Akin, Bianca D'Aya, Carolina Alves, Cristiane Recicla, Ciclone na Muringa, Fabíola Cristina de Oliveira, Felipe Fiuza e Naína Pinheir
18h - Ciclone na Muringa
19h - Prethaís
20h - Markão Aborígine
21h - Martinha do Coco e banda
Serviço
Sabedoria Preta - 5ª Edição
Quando: Sábado, 25 de novembro, 15h
Onde: Praça da 28 do Paranoá
Gratuito
Classificação: Livre
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino