Distrito Federal

Melhor Idade

Pessoas com 60 anos ou mais terão processo seletivo exclusivo para entrar na UnB

Universidade justifica que proposta faz parte de Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Vestibular para pessoas com 60 anos ou mais está previsto para 2024 - Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Pessoas com 60 anos ou mais terão um processo seletivo exclusivo para entrar na Universidade de Brasília (UnB), conforme ficou decidido em reunião da Câmara de Direitos Humanos (CDH) da instituição. O novo processo seletivo para pessoas está previsto para o primeiro semestre de 2024, mas os detalhes da seleção ainda não foram divulgados.

De acordo com a reitora da UnB, Márcia Abrahão, a Universidade já está em preparação para o primeiro edital do processo seletivo exclusivo para pessoas idosas (60 anos ou mais). “O processo seletivo será uma redação. Já no primeiro semestre de 2024, vamos ter ingressos por meio dessa política. Para que as ações da Política se concretizem é preciso que a comunidade se engaje e colabore”, explicou a reitora. 

A UnB informou que a iniciativa é parte das ações institucionais para a implementação da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (Pespc). Uma carta de intenções sobre a Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão foi apresentada pela para a CDH, com detalhamento dos compromissos dos oito decanatos da UnB para a implementação do Pespc. 

As propostas possuem três grandes iniciativas: a criação de atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas; o enfrentamento ao idadismo pessoal e institucional; e o envelhecer como direito. Entre os compromissos estabelecidos está a realização do processo seletivo voltado a pessoas idosas, com 60 anos ou mais, para ingresso em cursos de graduação da UnB.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva