Com o tema “Era uma vez… um conto Drag”, acontece neste sábado (09), a 3ª edição da Performática Drag, que reúne 30 artistas drag queens do Distrito Federal. A entrada é gratuita e as apresentações iniciam a partir das 16 horas, no Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-Americano).
A Performática Drag é uma mostra de arte transformista que visa fortalecer a cena drag do Distrito Federal. De acordo com o Distrito Drag, que organiza o evento, foram 52 drag queens inscritas no processo seletivo, destas 30 foram escolhidas para as apresentações.
Este ano, o tema tem como objetivo transformar histórias clássicas ou criar novas narrativas com performances inovadoras. “A gente quer usar este universo lúdico como forma de escapar do estereótipo de que a comunidade LGBTQIA+ é atravessada apenas pela luta pela sobrevivência e pela tristeza. Queremos mostrar que existem outras histórias e narrativas às quais podemos pertencer. E colocar isso em um palco é uma realização muito forte”, observa Victor Baliane, drag queen e diretora artística desta edição da Performática Drag.
Para as apresentações, as performers recebem mentorias das artistas Marcinha do Corintho (SP), Linda Brondi (DF) e Thelores (SP), além de uma premiação no valor de R$ 1.200 reais.
“O processo de mentoria é muito valioso. No cenário drag queen é comum que façamos tudo sozinhas até o momento da performance. Criamos o figurino, coreografia, editamos música, tudo isso num cenário solitário. Então é muito importante ser acompanhado por um olhar de fora nesta jornada”, avalia Victor Baliane.
A apresentação da Performática Drag será de Raykka Rica, drag queen, DJ e uma das fundadoras do Distrito Drag.
Performáticas
As drag queens que se apresentam nesta edição são: Adora Black, Akira, Allice Bombom, Andyva Divã, Avellaskis, Besshaloka, Brenda Max, Carrie Myers, Cassandra Monster, Crystal Monroe, Dakota Overdoze, Donna Karão, Elloa Negrinny, Etcetera Vibes, Harley Pocstar, Henriel Black, K-halla, Laisa Black, Larissa West, Licorina Impéria, Luwi Bloom, Madison Parker, Naomi Leakes, Orianna, Pâmela Morgan, Pérola Negra, Shayennie Aparecida, Simone Demoqueen Laffond.
Para assistir as apresentações é necessário a retirada de ingressos no site.
Referência
Fundado em 2017, o Distrito Drag é referência nacional em produção cultural, formação artística, política e técnica para a comunidade LGBTQIA+. O coletivo artístico produz e amplifica a cultura LGBTI a partir da arte transformista, com a perspectiva de enxergar a cultura enquanto ação política. Entre as ações desenvolvidas pelo coletivo estão o premiado Bloco das Montadas, o Calendrag, o Festival Nacional de Arte Transformista, a Performática Drag, o Prêmio Jorge Lafond e a série de cursos de capacitação voltados para a economia criativa, o Qualifique-se +.
Performática Drag “Era uma vez… um conto Drag”
Sábado, 9 de dezembro
A partir das 16 horas
Local: Teatro Plínio Marcos - Eixo Cultural Ibero-Americano (Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos disponível neste link.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino