O “Turismo de Base no Quilombo Kalunga”, desenvolvido pela Associação Kalunga Comunitária do Engenho II em Cavalcante (GO), conquistou o 1º lugar do Prêmio Nacional do Turismo 2023, na categoria “Turismo de Base Comunitária e Turismo Social”. A premiação aconteceu no dia 16 de dezembro, no Salão Nacional do Turismo, em Brasília, com a escolha das 30 melhores práticas do setor turístico.
Para o presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK), Carlos Pereira, esse reconhecimento a nível nacional é de grande importância para a comunidade. “Mostra que a gente está no caminho certo, que é preservando, valorizando nossa cultura, nossa história e os nossos atrativos, fazendo um bom trabalho, inclusive como condutores de visitantes, e que temos uma grande capacidade de cada vez se tornar melhor”, comemorou.
O “Turismo de Base no Quilombo Kalunga” reúne uma série de atividades turísticas, como a visita guiada pelo território, hospedagem, culinária, visitas à cachoeiras, e a vivência no território. As experiências são guiadas pelas famílias Kalunga, gerando emprego, renda e qualidade de vida. Esses benefícios se estendem a toda a população local da Chapada dos Veadeiros, já que muitos visitantes se hospedam nas pousadas e campings da cidade, além de movimentar a cena artística, cultural e comercial.
Além de Carlos Pereira, participaram da entrega do prêmio o presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (AKCE), Adriano Paulino, a tesoureira da AKCE e professora Dominga Natália, a turismóloga Rose Santos, dentre outros.
Rede comunitária de turismo
Cerca de 200 condutores de visitantes, cinco restaurantes, três hospedagens e 17 transportadores compõem a rede comunitária de empreendedorismo turístico, que não só gera emprego e renda, mas colabora para o desenvolvimento comunitário. Segundo a tesoureira da AKCE, Dominga Natália, parte dos recursos oriundos das visitas às cachoeiras, por exemplo, vão para investimentos na infraestrutura e no apoio à educação, saúde, esporte e cultura.
“Este ano conseguimos comprar um caminhão e uma retroescavadeira, que ajuda na manutenção das estradas, e no apoio aos moradores, fizemos e colaboramos com diversos torneios esportivos, apoiamos nossas festas tradicionais, como folias e impérios, compramos remédios de alto custo e ainda financiamos cirurgias para moradores que não tem condição”, explicou Dominga Natália.
Com uma atuação no Turismo de Base Comunitária a mais de 20 anos, o Quilombo Kalunga tem se transformado numa verdadeira referência para os povos tradicionais e originários quanto ao desenvolvimento do turismo. De acordo com o presidente da AKCE, Adriano Paulino "este prêmio é dedicado a todas as pessoas da comunidade e do quilombo kalunga, pois sem a comunidade não tem turismo de base comunitária".
Quilombo Kalunga
O Quilombo Kalunga é o maior quilombo do Brasil com 262.000 hectares com 39 comunidades e aproximadamente 9000 pessoas. Está localizada na região turística da Chapada dos Veadeiros e envolve os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Na comunidade do Engenho II está localizada a Cachoeira Santa Bárbara, com águas cristalinas consideradas uma das mais bonitas do Brasil.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva