Com ordem de serviço para início dos trabalhos iniciado há um ano, as obras do Teatro Nacional Claudio Santoro (Teatro Nacional de Brasília) está com apenas 40% das obras concluídas, segundo uma vistoria realizada no local pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nesta terça-feira (20). Fechado ao público desde 2014, o teatro passa por obras de revitalização prometidas pelo governador Ibaneis Rocha desde seu primeiro mandato e ainda carece de recursos para conclusão.
O MPDFT passou a acompanhar a execução das obras do complexo cultural do teatro e destaca que a expectativa de reabertura da sala é no segundo semestre de 2024.
Segundo a vistoria, as obras “estão dentro do cronograma físico e financeiro e já foram concluídos cerca de 40% de sua execução, com previsão de finalização para julho”. No entanto, o Ministério Público destaca que para a entrega de um cronograma é necessário a obtenção de recursos e a realização dos procedimentos licitatórios para a execução dos projetos.
:: Ícone: entenda a relevância do Teatro Nacional para a cultura e a arquitetura de Brasília ::
O Brasil de Fato DF entrou em contato com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para comentar o andamento das obras e a Pasta destacou que “já são 40% e a obra segue seu fluxo com toda devida adequação ao projeto e adaptações necessárias para segurança e acessibilidade”. De acordo com a Secretaria, a primeira etapa da obra está prevista para ser entregue em 2024 e se mantém no prazo.
Teatro Nacional
Com portas fechadas ao público desde 2024, o Teatro Nacional só viu o início das obras de revitalização no segundo mandato do governador Ibaneis Rocha. As obras estão sendo realizadas pela Novacap e pela Secretaria de Cultura e são para adequações em relação à acessibilidade e à construção de duas saídas de emergência, conforme exigências do Corpo de Bombeiros.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva