O transporte público coletivo do Distrito Federal terá programação adaptada ao feriado de Ano-Novo. De acordo com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) foi elaborado um esquema operacional que inclui o reforço de viagens para atender ao movimento do comércio e também das pessoas que vão participar das festas de Réveillon.
Segundo o informe da Semob, todas as empresas deverão reforçar as linhas mais solicitadas para que os usuários do transporte público possam regressar às residências após a conclusão do horário comercial. A mesma regra vale para os shows e festa de passagem de ano na Esplanada dos Ministérios, que tem expectativa de público de 50 mil pessoas.
:: GDF divulga agenda de shows para virada de ano; confira a programação ::
A Secretaria também informou que a linha 103.1, da Piracicabana, será reativada para a ocasião. O itinerário da Rodoviária do Plano Piloto ao Pontão do Lago Sul dará acesso à Praça dos Orixás, um dos locais de realização de festa da virada de ano. As viagens serão reajustadas conforme a demanda e a linha deverá ter, no mínimo, uma viagem por hora a partir das 12h do dia 31 de dezembro.
Os outros pontos de comemoração programados pelo GDF, Setor Recreativo de Planaltina e Praça da Bíblia na Ceilândia, também terão acesso via transporte público reforçado.
Metrô-DF
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal informou que vai estar disponível de 08h da manhã do 31 de dezembro às 2h da madrugada do dia 1º de janeiro para embarque e desembarque na Estação Central. Nas demais estações, o embarque será de 08h da manhã às 23h30 do dia 31 de dezembro e depois somente desembarque até às 2h da madrugada.
Ao longo do feriado do primeiro dia do ano, o serviço não irá funcionar e retoma a circulação do horário convencional a partir das 5h30 do dia 2 de janeiro.
*Com informações da Semob
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino