Protocolo com medidas de segurança para o evento do dia 8 de janeiro será assinado nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Governo do Distrito Federal. A assinatura acontece às 10h, no Palácio do Buriti, com a presença do ministro em exercício, Ricardo Cappelli, do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e da governadora do DF em exercício, Celina Leão (PP).
Além do documento que define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão no evento, também serão entregues ao GDF 20 viaturas, armamentos, drones, cartuchos e outros equipamentos de segurança, no valor de R$ 3,6 milhões. O repasse faz parte do Plano de Ação na Segurança (PAS) no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O evento que marca um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no final de dezembro. A cerimônia será realizada às 15h, no plenário do Senado, com a presença de Lula, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
"Será um ato de celebração democrática, com todas as autoridades do Brasil, e um momento de festa para celebrar a democracia revigorada após os atos inaceitáveis do dia 8 de janeiro de 2023”, declarou Cappelli.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino