O Dia Mundial de Ação por Gaza acontece neste sábado (13) em várias cidades do mundo para denunciar a violência de Israel contra o povo palestino. Em Brasília, o ato acontece às 9 horas, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, com distribuição de panfletos e outras ações de conscientização sobre o massacre. Mobilizações também acontecem em São Paulo e Belo Horizonte.
Nas últimas semanas a comunidade internacional intensificou pressões diplomáticas sobre as autoridades de Tel Aviv devido à persistência das agressões israelenses no território palestino. O número de mortos já ultrapassou 22 mil, a maioria das vítimas são mulheres e crianças.
:: Dia de ação global: ativistas mobilizam atos em solidariedade ao povo palestino para 13 de janeiro ::
"Não nos omitiremos, não nos calaremos diante do terror e do crime imposto por Israel, que em três meses já matou mais de 15 mil crianças palestinas. Isso nunca aconteceu na história da humanidade, nem durante o nazismo, nem qualquer outro conflito ou guerra que já tenha sido realizada", observa Pedro Batista, do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino no Distrito Federal.
:: Israel intensifica ataques na Síria e no Líbano e mata um dos comandantes do Hezbollah ::
"É preciso, primeiro, que cesse imediatamente este massacre, que pare o genocídio. Segundo, que se garanta a liberdade e o território livre da Palestina do Rio ao Mar", destaca Pedro Batista.
Nos dias 11 e 12 de janeiro, a Corte Internacional de Justiça (CIJ) da ONU, realizará as primeiras audiências públicas para tratar do pedido de uma ação judicial de autoria da África do Sul, que acusa o Estado de Israel de cometer crimes de genocídio contra o povo palestino.
Ação Global
A Campanha de Solidariedade à Palestina (Palestine Solidarity Campaign - PSC), a Coligação Pare a Guerra (Stop the War Coalition) e os Amigos de Al Aqsa (Friends of Al-Aqsa), entidades sediadas no Reino Unido, anunciaram o dia 13 deste mês como um compromisso global para manifestar apoio ao povo palestino e denunciar os crimes do Estado judeu.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva