O universo literário de Guimarães Rosa é a inspiração para o espetáculo Grande Sertão Veredas - Uma Kizomba Periférica, que acontece entre sexta-feira (1º) e domingo (3), no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, em Brasília. O sertão é o terreiro e as personagens marginais do romance adquirem protagonismo inédito, em uma proposta macumbística que incorpora elementos da estética diaspórica africana, como a música e a religião.
O espetáculo tem como objetivo oferecer ao público uma ousada releitura de um dos grandes clássicos da literatura brasileira. “Kizomba” é um termo que, em banto, significa “festejo”. É neste clima de festa de terreiro que os intérpretes-médium deixam chegar em seus corpos esses personagens-entidades para narrar passagens da vida de Riobaldo.
A história é contada numa perspectiva metafísica, seguindo conselho do próprio Guimarães Rosa que sempre convoca a encarar seus escritos como base poética - ou trampolim - para o salto transcendental! É pela brecha entre o real e o imaginário que os seus personagens ganham textura e densidade, é na encruzilhada do medo e da coragem que o pacto se faz.
Serviço
Quando?
01 de março de 2024 – Sexta às 20hs
02 de março de 2024 – Sábado às 20hs
03 de março de 2024 – Domingo às 19hs
Local:
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, Brasília)
Ingresso: Clique aqui
Cultura popular e urbana em Ceilândia
O festival Unindo Tribos oferece apresentações gratuitas para diversos gostos e estilos de na Casa do Cantador em Ceilândia no sábado (2) e domingo (3) de 16h às 22h. Nos dois dias haverá oficina de artesanato, break e grafite.
As atrações de sábado (2), dia da programação de Cultura Popular, incluem o grupo Mamulengo Presepada do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, o grupo percussivo de mulheres As Batuqueiras, o coletivo Samba da Guariba tradicional de Ceilândia, a Orquestra Popular de Sopros do Instituto Cultural Menino de Ceilândia, a cantora de samba Kika Ribeiro e Dj Smoogg nos intervalos.
No domingo (3), dia da programação de Cultura Urbana, tem presença do coletivo de músicos e poetas do Fuzuê Candango, as bandas de rock brasiliense Cálida Essência, Baratas de Chernobyl, Rota 040 e Plebe Rude.
Na Associação Vila dos Sonhos, também na Ceilândia, ocorre o Tendas de Cultura Enraizando Ideias no sábado (2) às 18h. O evento é uma homenagem ao engenheiro, inventor e abolicionista brasileiro André Rebouças (1838-1898) e coordenado pela Fundação Cultural Palmares. De acordo com a assessoria do evento, o objetivo é “não apenas celebra o talento dos artistas, mas também destaca a relevância cultural e social das batalhas de rap". "Estamos comprometidos em promover o respeito e a dignidade dos MCs, então vai ter premiação pros 4 melhores da parada!”, convidam. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local.
Hip Hop em Planaltina
A 3ª edição da Caravana Cultural Nota 10 continua e chega em Planaltina neste domingo (3), festejando a cultura Hip Hop no Brasil com clássicos do rap brasiliense e oficinas de dança. O evento tem como mestre cerimônia a artista drag queen Raio Laser e vai ocorrer na Praça do Estudante da Vila Nossa Senhora de Fátima.
A programação inclui Atitude Feminina, GOG, Subconsciente, Osmair (Código Penal), Lio (Liberdade Condicional RAP). O evento também conta com oficina e apresentação de FaB*Girl, Cypher Clan e B.boy Jackson. Antes dos shows, haverá batalhas de rima com artistas do Entorno. O evento também terá a presença da cineasta, atriz e presidente do Instituto Lumiart, Núbia Santana, junto com os DJs Marola, Sapo, Nilma e Ketlen.
Realizado pelo Instituto Lumiart em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o evento, também ocorreu em São Sebastião na semana passada e está previsto para acontecer até o dia 30 de abril na Ceilândia.
Rock anos 90 e 2000
Na sexta (1) e sábado (2), às 19h,o Galpão 17 apresenta uma programação dedicada ao rock das décadas de 1990 e 2000. No primeiro dia, as bandas Heat e DFellas se apresentam, enquanto no sábado é a vez das bandas Liebe e Suck My Socks.
Oficina de circo social na Caixa Cultural
No sábado (2) de 9h às 11h30, ocorre a segunda edição do Oficina de Circo Social na CAIXA Cultural, onde será realizada uma imersão no circo aprendendo pirâmide humana, malabarismo, funambulismo e palhaçaria. A programação visa celebrar março, o mês da tradição circense. A oficina segue também nos dias 16 e 23 de março.
O Circo Social é um movimento nascido em 1995, no Chile, que se expandiu para outros locais da América Latina. Tem como premissa utilizar as artes circenses como pano de fundo e um atrativo para que pessoas possam vivenciar práticas de desenvolvimento comunitário e de cidadania criativa baseadas na colaboração, determinação, persistência e autossuperação.
Teatro na Vila Telebrasília
A 2ª Mostra de Teatro Circuito Cultural chega ao Espaço Cultural Pé Direito, na Vila Telebrasília, entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março, com quatro espetáculos instigantes e diversos que narram histórias de mulheres, do funk e para crianças. A entrada é gratuita e todas as sessões têm interpretação em libras e audiodescrição.
Oficina de animação
A restauradora e artista plástica com formação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Laura Teixeira Oliveira guiará oficina sobre princípios de animação para crianças de 08 a 12 anos de idade no espaço infantil da Biblioteca Nacional de Brasília no Plano Piloto.
Turismo e acessibilidade
Durante todo o mês de março, o grupo Mediato Conecta promoverá um encontro de turismo local, com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em espaços culturais de Brasília. Serão oferecidos cinco encontros presenciais gratuitos, com disponibilidade de 20 vagas em cada.
Durante essas visitas, os participantes terão a chance de explorar e se conectar com os elementos culturais presentes nos locais visitados, por meio de atividades mediadas. O propósito é facilitar o acesso de diversos públicos aos espaços culturais, estimulando o interesse pela arte e cultura e proporcionando experiências educativas sensíveis e inovadoras, entre outros benefícios.
A primeira visita está agendada para este sábado, com uma visita mediada à exposição Dô, no Museu de Arte de Brasília (MAB). A participação é aberta, bastando comparecer ao local a partir das 15h.
Exposições
Restam poucos dias para apreciar a exposição "Metamorfoses: Fluxo entre Cores e Formas", do artista costa-riquenho-alemão Osvaldo Orias no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul.
As obras, que refletem a paisagem brasileira com influências da América Central e Europa, estão em exibição na Galeria Rubem Valentim. Enquanto isso, na Galeria Parangolé, a mostra "Formas de Capturar o Tempo", composta por mais de 30 pinturas da arquitetura de Brasília, continuará até o dia 24.
Teatro
Também no espaço da 508 Sul será palco da peça "Espelho Confessionário", escrita por Deborah Varella. A trama aborda a busca pela realização dos ideais de vida, enfrentando os desafios impostos por uma sociedade preconceituosa e opressora.
Além disso, a feira criativa ARTeira - Especial Ilustração & Colagem será realizada no sábado. O evento contará com uma variedade de produtos e obras de arte feitos por artistas locais, destacando imagens tanto de Brasília quanto do Brasil. Os produtos estarão disponíveis para compra, e haverá uma oficina de colagem para todas as idades, contação de histórias e o Flash Day Tattoo.
Programação educativa no CCBB
No domingo (3) o Programa Educativo do CCBB Brasília oferece performances com Renata Caldas, intituladas "Meu Abismo" e "É Permitido Chorar". Com uma duração de 60 minutos, as apresentações da artista brasiliense exploram a maneira como os seres humanos lidam com sua vulnerabilidade da existência. Essas performances estão incluídas na programação especial do centro cultural em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A atividade é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados presencialmente ou pelo site no dia do evento.
Do forró ao pop rock no Cruzeiro
Shows gratuitos com uma variedade de estilos musicais estão programados para animar a Feira Permanente do Cruzeiro neste fim de semana. No sábado (2) e domingo (3), das 11h às 15h, o projeto Música nas Feiras oferecerá apresentações dançantes com ritmos como xote e forró pé de serra. No sábado, Felippe Rodrigues, Os Thiagos e o grupo Raça Popular trarão forró, samba e sertanejo. No domingo, Kamvula, Dani da Silva e Cris Alves e Banda garantem um repertório variado, da MPB ao pop rock. Mais informações podem ser encontradas no perfil @musicanasfeiras no Instagram.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino