Mais de 40 anos depois da formação de grupos que ganharam projeção nacional, como Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, o Distrito Federal comemora nesta quarta-feira (27) o Dia Oficial do Rock Brasiliense, com uma programação especial no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. O evento começa a partir das 18 horas e contará com apresentação cultural e uma sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A programação conta com a entrega de moções de reconhecimento a diversos agentes culturais da cidade que desenvolveram ou promovem até hoje o rock brasiliense. Os nomes foram escolhidos em diferentes segmentos, como comunicadores, programas, zines, portais, backstage, artistas plásticos e visuais, fotógrafos, filmmakers, escritores, produtores, coletivos, estúdios, artistas e outros. A escolha dos homenageados partiu de integrantes do Setorial Cultura Rock.
O espaço Renato Russo receberá ainda uma série de apresentações e exposições que ilustram o caráter diverso e inovador do rock. De acordo com o produtor cultural João Mancha, Brasília precisava de um “chacoalhão” para olhar com mais carinho a produção local. “Nossa história do rock teve início ainda na década de 1960 e que explodiu no Brasil e no mundo na década de 1980. Precisamos de um grande reposicionamento perante o poder público e a sociedade, tendo todas as cidades fervilhando o rock autoral, com políticas públicas setorizadas, estruturantes e permanentes!”, defende.
27 de março
O dia 27 de março foi escolhido em razão do aniversário de nascimento de Renato Russo e estabelecido na Lei nº 7.386/2024, de autoria do vice-presidente da CLDF, deputado distrital Ricardo Vale (PT).
“Temos um legado fantástico e precisamos valorizá-lo e nos orgulharmos sempre. Essa é uma construção que teve início com o reconhecimento do rock como patrimônio imaterial, outra lei minha. Agora, temos a nossa data, e vamos ajudar na construção do museu do rock do Brasil aqui, em nossa Capital Federal”, destacou Vale.
Programação
O público terá acesso exposições 'Tu é Punk, mano?' e 'Temos nosso próprio tempo', com curadoria de Jailson Dantas e Dom Macarius, respectivamente. O objetivo das apresentações é trazer uma pequena amostra com material físico, vinis e fotografias que ilustram a história do gênero na cidade. No mesmo horário, no Teatro Galpão Hugo Rodas haverá a apresentação de cinco bandas autorais do DF. Quem faz a abertura do palco é a banda Madamme Bovary.
Na sequência, o grupo Cálida Essência apresenta o rock brasiliense que se mistura com referências nordestinas e tem, em sua composição, pessoas com deficiência. O grupo de heavy metal Arandu Arakuaa é a atração seguinte, com o rock cantado em línguas indígenas, outra importante demonstração de inclusão e reverência aos povos originários. Fechando a degustação musical, as lendárias bandas ARD e Detrito Federal, que este ano completam quatro décadas de história, apresentam o melhor do hardcore e do punk rock do DF.
Após o pocket show, ocorre a sessão solene no auditório Marco Antônio, com a entrega das moções de louvor.
Serviço
Sessão Solene pelo Dia do Rock Brasiliense
Horário: 20h
Local: Espaço Renato Russo, na 508 Sul
*A partir das 18h, o local receberá apresentações musicais e exposições sobre o rock para o público em geral
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva