Distrito Federal

formação

2º Educarte na Praça leva oficinas culturais gratuitas a estudantes da rede pública de Taguatinga

Cursos de teatro, poesia, sonorização e contação de histórias serão ofertados em quatro instituições de ensino

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Míriam Rocha ofertará oficina de mediação de leitura para educadores e pais - Divulgação/Educarte na Praça

Taguatinga, um dos maiores celeiros culturais do DF, recebe a segunda edição do Educarte na Praça, projeto que oferece cursos gratuitos em diversas áreas da cultura aos estudantes da rede pública de Taguatinga-DF e comunidade. 

Este ano, a programação será realizada nas escolas CEMTN, CEI 04 e CEMEIT, entre os dias 1º de abril a 15 de maio, com 24 oficinas de Contação de Histórias, Teatro, Maquiagem Teatral, Poesia, Sonorização de Histórias e Mediação de Leitura para Primeira Infância. A meta é atender 360 alunos da rede pública. 

A iniciativa é uma realização da Casa de Cultura Telar em parceria com o Ministério da Cultura e busca fomentar a capacitação e a economia criativa local, além de oferecer um espaço vivo de convivência artístico-educacional para a população de Taguatinga. No encerramento do projeto, haverá apresentações públicas de eventos culturais produzidos durante as oficinas. 

Segundo, Cléria Costa, idealizadora do EducArte na Praça, a finalidade da iniciativa é “constituir uma programação formadora que acolha a juventude e, ao mesmo tempo, contribua para a formação e capacitação de jovens, adultos, pais e professores por meio de oficinas, além de possibilitar à população de Taguatinga o acesso a manifestações artísticas”, explica. A oficina de Mediação de Leitura para Primeira Infância é exclusivamente voltada para professores, coordenadores e pais do Centro de Ensino Infantil 04. 

 “Em um momento em que as profissões do futuro são muito incertas, o projeto pode corroborar a formação de novos artistas, novas maneiras de se fazer arte”, completa a idealizadora. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Confira os locais das oficinas e os responsáveis pela mediação:

TEATRO (CEMTN e CEMEIT) – Wellington Abreu, ator palhaço, arte educador e capoeirista

MAQUIAGEM TEATRAL (CEMTN e CEMEIT) – Clara Abreu, atriz, dançarina, brincante e maquiadora

POESIA (CEMTN e CEMEIT) – Beth Jardim, poetisa e declamadora que participa de saraus no DF há 17 anos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (CEMTN) – Grupo Paepalanthus, formado por contadoras de histórias com mais de 27 anos de experiência

SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS (CEMTN) – Lucas Baraúna, músico, compositor e sound designer

MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA PRIMEIRA INFÂNCIA (CEI 4) – Miriam Rocha,  contadora de histórias, mediadora de leitura, produtora cultural e especialista em Educação Inclusiva

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino