O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) convoca assembleia geral para o dia 20 de abril. Professores e orientadores educacionais se reunirão a partir das 9h, no auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para discutir a nova pauta de reivindicações da categoria.
“Assim como as pautas de reivindicações anteriores, o documento atualizado refletirá as expectativas tanto da categoria do magistério público como de toda a comunidade escolar”, explica o Sindicato.
A última atualização foi feita em 2018, na transição do governo Rollemberg para o Ibaneis Rocha (MDB). A pauta de reivindicações do magistério público contém tanto pontos econômicos como pedagógicos.
Entre eles, a garantia da isonomia salarial com a média das carreiras de nível superior do GDF, a garantia da redução do número de estudantes na estratégia de matrícula, além da garantia da oferta da educação inclusiva, com suporte técnico para isso.
A atualização do documento faz parte do Calendário de Mobilização, aprovado na assembleia realizada em março para discutir a Campanha Salarial 2024
Dentre as principais reivindicações dos trabalhadores está a efetivação da meta 17, conforme estabelecido no Plano Distrital de Educação (PDE), que busca igualar o salário base dos professores à média salarial de outras carreiras do serviço público do DF que exigem formação superior, e o reajuste salarial de 19,8% para reparar as perdas decorrentes da inflação entre janeiro de 2019 e dezembro de 2023.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva