A cantora Iza se apresenta neste sábado (27) no Festival Sesc-Pop com um show gratuito no Guará II. A programação também inclui Cynthia Luz, Margaridas e a DJ Ketlen também estão confirmados. O ingresso é gratuito mediante doação de alimento, nos seguintes locais: Sesc Guará (QE 04 Área Especial, Guará I); Supermercado Veneza do Guará I (QI 07 Bloco A - Lojas 04 a 28);Supermercado Veneza do Guará II (Quadra QE 15, Lote A).
Quando: sábado (27)
Horário: das 16h às 23h
Local: gramado ao lado da Av. Contorno, em frente a QE 17, conj. A, Guará II
Festival Familiarte
A segunda edição do Festival Familiarte apresenta programação itinerante que mescla convívio familiar e cultura popular. O projeto está levando oficinas de construção de brinquedos para crianças, além de ensinar adultos a fazerem enfeites com fitas. Também estão sendo oferecidas aulas de percussão corporal e circo para os residentes da Candangolândia. As atividades de artesanato serão lideradas por Eli Maselle, coordenadora do Festival Familiarte. Leandro Vaz, músico do Instituto Batucar, está à frente das aulas de percussão corporal. Enquanto isso, a oficina de circo será conduzida pelo palhaço Mandioca Frita. Evento gratuito.
Data: sábado (27)
Horário: 15h
Local: Praça do Bosque - Quadra QRO A - Candangolândia (próximo à Administração)
Retorno do Cine Brasília
Depois de dois meses paralisado por reformas e renovação do contrato de gestão, o Cine Brasília retomou as atividades no início desta semana. A nova programação segue de 23 de abril a 5 de maio com a Mostra Ocupação. Todas as sessões estão marcadas para começar às 20h. Confira a programação completa aqui
Data: de 23 de abril a 5 de março
Horário: sempre às 20h
Local: Entrequadras 106/107 da Asa Sul
:: Cine Brasília reinicia exibições e atividades; confira programação ::
Casa do Cantador
Na Casa do Cantador, em Ceilândia, terá mais uma edição do Sabadão de Forró. No sábado (27), as apresentações começam às 20h com o Trio Os Três do Forró. A programação também inclui shows dos grupos Trio K Entre Nós, Chicão e o trio Os Brasas do Forró, além do Trio Sacode Brasil. A entrada é gratuita.
Em comemoração ao aniversário de 34 anos, o Museu Vivo da Memória Candanga organizou um café da manhã com viola para o sábado (27). Também com entrada franca, o evento especial terá início às 9h, com a performance de Carol Carneiro, seguida por uma roda de prosa e mais música com a dupla Dyego e Gustavo. Em seguida, artistas da comunidade se apresentarão. As festividades incluem brinquedos infláveis para as crianças, exposições, cineclube, uma variedade de comidas típicas e até uma apresentação de dança do ventre.
Data: Sábado (27)
Horário: às 09h
Local: Casa do Cantador, Ceilândia
Arte, literatura e música
Neste sábado (27), a Casa de Cultura Martinha do Coco será inaugurada no Paranoá, a partir das 17h, com uma atmosfera animada de samba de coco e entrada franca. O espaço foi concebido como um centro de preservação e promoção das diversas expressões populares e afro-candangas.
:: Casa de Cultura Martinha do Coco será inaugurada neste sábado (27) no Paranoá ::
A abertura do local será marcada por uma série de Oficinas Formativas, incluindo dança, figurino, percussão, trança afro e maquiagem, além de Ensaios Abertos, programados até julho. Para participar das atividades, é necessário se inscrever por meio do formulário disponível neste link.
Também no sábado, às 17h30, acontecerá o lançamento do Catálogo "10 anos de Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá", seguido por discursos de inauguração oficial da casa e uma apresentação acústica de Martinha e sua banda. Confira a programação completa aqui.
Data: Sábado (27)
Horário: às 17h
Local: Casa de Cultura Martinha do Coco no Paranoá
Coisa Fina e Vanessa Moreno interpretam Milton Nascimento
Uma super banda composta por 12 músicos apresenta o projeto Milton 80 - Projeto Coisa Fina convida Vanessa Moreno. Trata-se de a colaboração entre a nova geração de músicos e artistas já consagrados, promovendo um diálogo sobre a produção musical no Brasil que incentiva o público a explorar suas origens e celebrar sua riqueza cultural. Os ingressos estão disponíveis no site da Caixa Cultural.
Data: 27 e 28 de abril de 2024
Horário: sábado, às 20h, e domingo, às19h
Local: CAIXA Cultural Brasília. SBS Qd 4 Lt 3/4 Asa Sul
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Apreciação de artes marciais japonesas
Pela primeira vez, a Japan House São Paulo, que tem como objetivo difundir a cultura japonesa no Brasil e América Latina, traz uma exposição inédita para Brasília. Intitulada "DŌ: a caminho da virtude", a exposição explora a história, técnica e filosofia de diversas artes marciais japonesas. A mostra já passou por São Paulo, Buenos Aires, Cidade do México e Lima.
Realizada em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, a exposição apresenta conteúdo exclusivo para a capital brasileira, incluindo fotos, oficinas de brincadeiras e tradições japonesas, vídeos, demonstrações práticas e pictogramas que exploram os principais elementos, movimentos e conceitos de diversas artes marciais, como Aikidō, Kendō, Karatedō, Judō, Sumō, Kyudō, Jukendō, Naginata e Shorinjikempō. Entrada gratuita. Para participar das oficinas, não é necessário fazer inscrição prévia. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, 30 minutos antes de cada atividade.
Data: Até 28 de Abril (Aberto todos os dias, exceto terça-feira)
Horário: das 10h às 19h
Local: Museu de Arte de Brasília
Copa Brasil de Bicicross
Acontece no domingo, a primeira etapa do Circuito BMX do Guará. Com a realização da Copa do Brasil de BMX, a cidade receberá cerca de 300 atletas de todo o país, competindo em 43 categorias distintas. Esta prova nacional é válida para o ranking nacional pela C2 da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), concedendo uma das maiores pontuações da categoria. As competições ocorrerão das 8h às 14h, com entrada gratuita para o público.
Data: Domingo (28)
Horário: Das 8h às 14h
Local: Pista de Bicicross do Guará
Olha o palhaço, no meio da rua!
O projeto "Olha o palhaço, no meio da rua!" chega à Praça da Escadaria em Brazlândia. O evento inclui uma programação variada, com performances de palhaçaria, oficina para construção de brinquedos com materiais recicláveis e sessões de contação de histórias. A praça já está equipada com rampas de acessibilidade, e terá cadeiras e áreas designadas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Além disso, haverá intérpretes de Libras durante a apresentação. A entrada é gratuita.
Data: domingo (28)
Horário: 15h
Local: Praça da escadaria de Brazlândia, na orla do Lago de Brazlândia
Teatro para bebês
Idealizado e coordenado pelo Coletivo Antônia, o espetáculo Noite marcou o início de colaborações criativas. A união das pesquisadoras musicais MariMira e Patricia Egito resultou na primeira trilha sonora original voltada para a primeira infância. Além disso, a iluminadora Ana Quintas, em sua parceria com o Coletivo, concebeu sua primeira criação de luz para o Antônia. Entretanto, as integrantes do Coletivo enfatizam que a colaboração mais significativa veio das crianças e bebês das creches visitadas durante o processo de pesquisa, que são considerados os principais coautores de Noite. O projeto recebe apoio financeiro do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Entrada gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla
Data: 29 e 30 de abril, e 1º de maio
Horários: 9h, 11h, 15h e 17h
Local: Teatro Paulo Gracindo (SESC Gama, SIND QI 1)
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino