Nesta quarta-feira, 1º, Dia Internacional da Trabalhadora e do Trabalhador, centrais sindicais, movimentos sociais e populares celebram a data com atos políticos e culturais. Convocado pela Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal (CUT-DF), acontece às 9 horas, um ato político e cultural na altura da quadra 106 do Eixo Sul, próximo ao Cine Brasília, no Plano Piloto, em Brasília.
A atividade contará com apresentações artísticas e será “o momento de trazer à tona as reivindicações ainda não contempladas total ou parcialmente, que incluem a igualdade salarial entre os gêneros, legislação que foi alvo de ataques recentes da parte de grandes empresas, a defesa da democracia e dos direitos”, aponta a CUT-DF.
A pauta também inclui melhorias de qualidade no ambiente de trabalho, a correção da tabela do imposto, os juros mais baixos, a aposentadoria digna e a valorização do serviço público também são motes de mobilização do 1° de maio de 2024.
A programação inclui atrações musicais de MPB, samba e fanfarra, com Claudinha Costa (trio), Nei Casemiro (trio), Sambarrumadim e Capivareta Repercussiva. Também serão disponibilizados brinquedos infláveis para as crianças, variedades gastronômicas, artesanato, banca de livros e exposição de produtos do Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O presidente da CUT-DF, professor Rodrigo Rodrigues, ressalta que “no DF, a classe trabalhadora também enfrenta alguns desafios específicos, como as frequentes privatizações, que prejudicam os serviços prestados à população, o descaso do GDF com a saúde e o transporte públicos e o desemprego”.
:: Confira o que abre e o que fecha neste 1º de maio no DF ::
A diretora do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Márcia Gilda, ressalta a importância da participação na atividade em um momento de grandes reivindicações, melhorias sociais e profissionais no DF e em todo o país. “Nossa unidade se fortalece em torno de resistências e aspirações comuns, construindo uma identidade coletiva que impulsiona a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Nós, professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais, fazemos parte desse conjunto”, afirma.
Ato Político
Ainda nesta quarta, às 10 horas, acontece o 1º de Maio Unificado no Eixão Norte, na altura da quadra 108. A atividade tem como mote "Em defesa da classe trabalhadora, do campo, da cidade e dos seus direitos e conquistas. Contra os retrocessos e toda a forma de exploração e opressão".
O Ato Político é convocado pelas centrais CTB, CSB, CSP Conlutas, partidos políticos como PCdoB, PCB, PSTU, entre outras organizações.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino