Distrito Federal

arte e cultura

"Assum Preto" no festival de circo Arranha-Céu e muito mais: confira agenda cultural do fim de semana

Batalha do Neurônio está de volta, desta vez na Praça do Cidadão, em Ceilândia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Obra de Marco Motta é inspirada em canção de Luiz Gonzaga e de Nina Simone - João Saenger

Com a proposta de questionar “o lugar do circo”, o ARRANHA-CÉU Festival de Circo Atual chega à Brasília com uma programação variada para todas as idades. Até o dia 2 de junho, espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, colóquios e cinema ocupam territórios icônicos da cidade como o Espaço Cultural Renato Russo, o Eixo Cultural Ibero-americano e o Parque Ana Lídia.

O destaque desta sexta-feira (24) é o espetáculo internacional  “Assum Preto”, de Marco Motta. Inspirado na canção homônima de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e em “Black Bird”, de Nina Simone, a obra criada pelo artista afro-brasilerio radicado na Espanha ocupa palco do Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo, a partir das 20h.

O espetáculo incorpora como o artista sente que seu corpo, desumanizado, é visto nas esferas sociais e políticas no Brasil e na Europa. Utilizando o circo, a dança e a música como linguagem, Marco apresenta sua pesquisa corporal original de contorção nos aparelhos aéreos em uma virtuose que transita entre as danças e músicas afro-diaspóricas, tocadas ao vivo por músicos de Brasília.

“Sinfonias de besteiras afinadas em rir sem dó. Irreverentes, divertidos, nacionalmente e internacionalmente desconhecidos, a maestra Madame Frôda estará muito bem acompanhada de Superela, Berruga, Aipim, Barbante e Firula. Você não pode deixar de perder!”, convida o grupo. 

Na sexta (24), também haverá uma oficina de perna de pau com Davi Maia. 


Cabaré da Nega / Maísa Coutinho

Já no sábado (25), haverá a estreia de “Olhos: corações que sentem”, um espetáculo criado especialmente para pessoas cegas durante a Residência Artística desta edição do Festival. Descrever as histórias que os corpos contam, usando os procedimentos criativos do circo é o ponto de partida da obra.

Outro destaque do ARRANHA-CÉU, neste fim de semana, é o divertido, excêntrico, ácido e bem-humorado espetáculo “Cabaré da Nega”, do Circo Travessia (Brasília-São Paulo). Embalados por clássicos da música nacional e internacional, esse time de palhaças e palhaços sobe ao palco do Teatro Galpão Hugo Rodas no domingo (26), às 18h. 

Para os amantes do audiovisual, o Cine Circo Cine Circo apresenta cindo obras circenses e não-circenses que serão exibidas durante 1h30 de programação. As sessões acontecem nesta sexta (24), a partir das 18h, na Sala Marco Antônio do Espaço Cultural Renato Russo. Serão exibidos os curtas: Passinho Carioca, de André Oliveira DB (2024); EXUFRIDA, de Beatrice Martins e Cícero Fraga (2019); Ruína, de Julia Henning (2021); Assum Preto, um grito desda margem, de Marco Motta e Cícero Fraga (2023); e Pediu Pra Parar, Parou?, de Julia Maia, Mirley Allef e Viola Luba (2021).

Serviço - ARRANHA-CÉU - Festival de Circo Atual

Data: de 21 de maio a 2 de junho

Locais: Espaço Cultural Renato Russo, Eixo Cultural Ibero-Americano, Parque Ana Lídia e online

Ingressos aqui

Inscrições oficinas aqui

Programação completa: aqui

Batalha do Neurônio em Ceilândia 

A Batalha do Neurônio inicia uma nova temporada em 2024. Com o tema “Jornada no NeuroVerso”, o projeto realizará uma série de edições. A primeira acontecerá neste domingo (26), às 15h, na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte. Nesta edição, além da tradicional batalha de rimas, com a participação de MCs convidados, o evento terá shows da Fugazzi e INAHUGO & Lejow, todos artistas oriundos das rodas de rimas espalhadas pelo DF.

A batalha de rimas desta edição conta com a participação dos MCs Alves, Estelar, Babi, Dudumano, Junin, Japa, Slender e Brutality. Além desses artistas confirmados, haverá também lista aberta para inscrições do público presente, com vagas para participação na batalha.

Biro Ribeiro, um dos organizadores da Batalha do Neurônio, explica a diferença do projeto para outros eventos de rimas. “A nossa batalha é realizada na modalidade ‘conhecimento’, onde a plateia presente é quem sugere os temas que serão abordados. Diferente do formato ‘sangue’, onde existe uma dinâmica de enfrentamento entre os MCs, de ataque e defesa”. 

A nova temporada da Batalha do Neurônio apresenta a “Jornada do NeuroVerso”, uma história criada a partir dos elementos da cultura hip hop e das batalhas de rimas. “A proposta é promover uma jornada, com um fio que liga todas as edições do Neurônio e conduz os MCs, e também o público para uma construção coletiva a partir do freestyle, no formato que já é conhecido da batalha”, acrescenta Natália Botelho, também organizadora do projeto.

Batalha do Neurônio – Jornada do NeuroVerso

Domingo (26), às 15h. 

Na Praça do Cidadão, Ceilândia Norte, QNM 18/20

Entrada gratuita

Chico Teatro

Claudio Lins encerra a programação do Festival Mistura Geral - Artes Cênicas com seu espetáculo que homenageia obra e trajetória de Chico Buarque, no Teatro dos Bancários. Apresentação acontece neste sábado (25) e domingo (26), às 20h. 

Nessa homenagem a Chico Buarque e sua obra composta para os palcos, o ator e cantor Claudio Lins traz um minucioso trabalho de pesquisa para montar um dos repertórios mais ricos do cancioneiro, em canções inesquecíveis compostas especialmente para peças musicais ou balés, onde cada música carrega sua própria história e histórias de seu tempo e de seus intérpretes.


Cláudio Lins apresenta musical em homenagem à Chico Buarque / Barbara Furtado

No palco, além de cantar, Claudio imprime toda a sua vivência de ator de teatro, cinema e televisão para, sutilmente, encarnar personagens masculinos e femininos sem nenhum pudor. E ao cantar “Viver de amor”, da Ópera do Malandro, aproveita para homenagear sua mãe Lucinha Lins, que encarnou a personagem Vitória Régia numa grande montagem em 2003.

 A programação do festival também se despede com a presença da brasiliense Cia Os Buritis. No divertido musical Cantos de Encontro, o grupo entretém o público infantojuvenil com um espetáculo que aborda a imaginação, o hábito de contar e ouvir histórias e o prazer de cantar e de dançar.

Serviço:

[Teatro musical] Chicoteatro, com Claudio Lins

Local: Teatro dos Bancários

Endereço: EQS 314/315 BL A - Asa Sul

Dias e horário: 25 e 26/05 (sábado e domingo), às 20h

Ingressos: R$ 30 (meia). Meia entrada com doação de 1 kg de alimento mais os casos previsto em Lei, que podem ser obtidos de forma online.

Duração: 110 minutos

Classificação: 12 anos

Encontro de Ceramistas do DF e Entorno

Começa, nesta sexta (24), a terceira edição do Encontro de Ceramistas do DF e Entorno, no Museu Vivo da Memória Candanga, com entrada franca e visitação das 9h às 19h, até o dia 28 de maio.


Encontro de Ceramistas do DF e Entorno / Claudia Andrade

Artistas ceramistas do DF e Entorno participam do encontro onde visitantes poderão acompanhar alguns processos de criação além de apreciar e adquirir peças escultóricas e utilitárias produzidas em técnicas distintas.

Outra ação que compõe a programação desta 3ª edição é a exibição de uma Mostra de Vídeos com uma filmografia de 15 títulos documentais que descortinam a produção cerâmica em terras indígenas, nas periferias, em ateliês coletivos, além de biográficos sobre mestres e mestras nessa arte. 

Serviço: 3º Encontro de Ceramistas do DF e Entorno

Local: Museu Vivo da Memória Candanga

Endereço: EPIA, Lote D, Setor Juscelino Kubitschek, Núcleo Bandeirante

Dias e horários da feira: de sexta a domingo, das 14h às 18h

Entrada franca e livre para todos os públicos

Informações: Encontro De Ceramistas | Naco | Brasília

Últimos dias da mostra Solfejo

De autoria e concepção do artista visual Felippe Moraes, Solfejo apresenta aos visitantes uma expografia que convida a um passeio que provoca os sentidos. Distribuída em três galerias da CAIXA Cultural Brasília, a exposição fica em cartaz até 26 de maio com entrada franca e visitação de terça a domingo. Solfejo tem texto curatorial assinado por Victor Gorgulho.


Obra Solaris Discotecum de Felippe Moraes / Estúdio em Obras

Entre as obras está Solaris Discotecum, uma das que mais tem causado impacto e aguçado os sentidos. Desenvolvida, em 2023, a instalação remete a uma pista de dança onde planetas e estrelas podem dançar. 

“Um globo de espelho pende do teto, fazendo as vezes do sol, e uma pequena esfera de chumbo circula ao seu redor, fazendo as vezes da Terra, na escala exata”, descreve Felippe. Ao redor, estão suspensos 12 luminosos de néon desenhados com a forma das constelações do zodíaco. “É um convite a dançar em meio às estrelas”, completa.

Serviço: [Artes Visuais] Solfejo

Local: CAIXA Cultural Brasília | Galerias Piccola I e II

Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4

Visitação: até 26 de maio de 2024

Horário: das 9h às 21h, de terça-feira a domingo

Bilheteria: entrada franca

Classificação: livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência

Gonzaguinha, eterno aprendiz 

O Clube do Choro vai vibrar, nesta sexta-feira (24), com o musical “Gonzaguinha, eterno aprendiz”, a partir das 20h30. O espetáculo, estrelado pelo talentoso ator mineiro Rogério Silvestre, mistura artes cênicas e música de uma forma única para contar a trajetória desse grande ícone da MPB. Desde seus primeiros passos na década de 60, passando pelos desafios da ditadura militar, até se tornar o inesquecível Gonzaguinha.

No palco, Rogério Silvestre se une ao diretor musical Cacá Franklin e a Banda Passo Largo, além de contar com participações especiais de Beto Dourah, Alessandra Terribili e Manassés de Sousa. Juntos, eles prometem uma experiência cênico-musical que vai emocionar do começo ao fim.

Ingressos aqui.

Cineclube Mapati apresenta: "Branco Sai, Preto Fica"

Em maio, o Cineclube Mapati exibirá o aclamado longa "Branco Sai, Preto Fica", do renomado diretor Adirley Queiroz. Nesta sexta (24), a exibição começa às 19h30, no Espaço Cultural Mapati, com entrada franca.

Sinopse: Nos anos 1980, durante um baile de black music na periferia de Brasília, uma ação policial marca a vida de dois homens. Anos depois, um terceiro homem vem do futuro para investigar o ocorrido e provar que a culpa é da sociedade e seus mecanismos de repressão.

Lançamento de livro infantil sobre o universo

“O Incrível livro de poucas respostas sobre o Universo”, de Elder Galvão, autor e ilustrador, será lançado pelas editoras Sibita e Mais Amigos no dia 25 de maio, às 16 horas, no Espaço Cultural Renato Russo, na Gibiteca e Galpão das Artes, na 508 Sul, em Brasília, DF.

A programação será especial para as crianças com brincadeiras, dinâmicas e oficinas para a confecção de nebulosas. Também será exibido um making off da produção do livro. Terá contação de história com a presença das personagens reais que inspiraram o livro.

As crianças e as famílias poderão tirar dúvidas sobre o universo com representantes da startup “IdeIa Space”.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Rafaela Ferreira