Distrito Federal

Caos na Saúde

CPI para investigar Saúde do DF recebe quantidade necessária de assinaturas

Comissão Parlamentar de Inquérito tem como objetivo investigar a gestão de saúde desde a expansão do IGES-DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) | |
Pedido de abertura de CPI precisava de oito assinaturas para ser protocolada - Carlos Gandra/CLDF

O pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão da saúde pública do Distrito Federal conseguiu o número de assinaturas necessárias para ser protocolada nesta quarta-feira (29). O requerimento foi apresentado na segunda-feira (27) com objetivo de investigar a gestão de saúde desde a expansão do IGES-DF em 2019.

O pedido vem após um cenário de crise, agravado pela dengue, com uma série de falhas de atendimento, dentre elas as que resultaram na morte de quatro crianças em um mês.

No requerimento de pedido de abertura da CPI, os deputados alegam que "é de conhecimento de toda a sociedade do Distrito Federal que o sistema de saúde pública enfrenta uma série de desafios críticos que têm prejudicado gravemente o atendimento à população".

Para fundamentar a necessidade de uma CPI da Saúde, os distritais citam nove processos já em andamento no Ministério Público de Contas contra o IGES-DF, além de 29 recomendações feitas pelo Ministério Público do DF ao governo de Ibaneis Rocha (MDB).

Os parlamentares que assinaram o documento, até o momento, são: Fábio Felix (PSOL), Max Maciel (PSOL), Dayse Amarílio (PSB), Gabriel Magno (PT), Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT), Jorge Vianna (PSD) e Paula Belmonte (Cidadania).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino